> Perhappiness: Mundo Novo, de Chris Weitz
         
 

Mundo Novo, de Chris Weitz

13 janeiro 2015

 

Mundo Novo é uma YA pós-apocalíptico (e não distópico como muita gente tem confundido por aí...) que vai explorar um mundo devastado por uma terrível doença, causando a morte de todos os adultos e crianças que existiam, restando assim apenas os adolescentes. 

Alguma coisa presente nos famosos "hormônios da adolescência" os protegem do perigoso vírus, mas uma vez que esses adolescentes atingem a maioridade e o nível de hormônios volta a baixar, o vírus se manifesta e eles morrem rapidamente.

O cenário da trama é o mesmo de todas as histórias do gênero: paisagens devastadas, fome e miséria instaladas e a organização dos sobreviventes em gangues e tribos inimigas. A narrativa, por sua vez, é contada em duplo ponto de vista, por Jeff e Donna, o casal principal da nossa história.


Devo confessar que iniciei a leitura completamente encantada por esse universo e extremamente intrigada com o enredo: como um grupo de adolescentes conseguiria encontrar a cura para a doença e salvar a humanidade? Quais seriam os possíveis desfechos para a trama? 

Pra melhorar ainda mais a boa impressão inicial que o livro me passou, a ação é um dos pontos principais da história e está presente desde o primeiro capítulo. Eu, como uma boa amante de histórias repletas de ação que sou, fiquei muito empolgada quando vi ação atrás de ação e os personagens se metendo em enrascada após enrascada.

Muito infelizmente e indo contra todas as probabilidades, Chris Weitz pesou tanto a mão nesse aspecto da ação que logo depois eu me vi cansada, pois não havia um "tempo" pra respirar no meio de tanta ação. Era imediato: se numa página o conflito for resolvido, na página seguinte um conflito ainda maior surgirá. Sem intervalos. Durante as 328 páginas do livro. 

Isso acabou deixando o andamento da obra bastante previsível, ainda mais depois que descobrimos o gosto do autor por mortes trágicas e passamos a prever "quem será a próxima vítima".


No geral, os personagens construídos me agradaram bastante, em especial os secundários como Crânio e Minifu e alguns outros figurantes. Minha única crítica nesse ponto é ao modo como o romance principal foi desenvolvido: no meio de tantos perigos, mortes e miséria, como os personagens tinham tanto tempo pra pensar no que eles sentiam? Digo especialmente em relação a Donna, que é a indecisa da história e quase todos os seus pensamentos giram em torno disso, mesmo com tanta coisa acontecendo ao seu redor. Seria muito mais convincente se esse ponto fosse mais abordado nos próximos volumes da saga.

Apesar do desenrolar da história ter se tornado previsível, o desfecho com certeza consegue ser totalmente surpreendente e inesperado, o que pra mim é essencial para qualquer livro do gênero! Até agora estou quebrando minha cabeça pra entender como tudo aconteceu e espero, de verdade, que o autor consiga deixar tudo muito bem explicado nos próximos livros! 


Também queria chamar atenção para o cuidado da editora Seguinte com a edição do livro: definitivamente uma das capas mais lindas da minha estante! E, como se não bastasse, ela ainda tem um toque aveludado que deixa tudo muito mais amor. A tradução também está excelente (e eu sou muuuito chata com isso, ainda mais com livros de fantasia/distópicos/pós-apocalípticos), esse é um livro que você pode comprar em português sem medo!

Recomendado para todos os amantes do gênero e pra quem está atrás de muita ação com uma pitada de mistério!



Livro cedido para resenha pela editora Seguinte.

Me acompanhem também nas redes sociais:

6 comments:

  1. Oii Chani, tudo bom?
    Sou louco pra ler esse livro desde o lançamento. Além de a capa ser linda, a história me chamou muito a atenção. Sempre achei que se tratava de uma distopia =/
    Adoro desfechos surpreendentes =D
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!! Realmente esse livro conquista todo mundo logo de cara por causa da capa hahaha e tenho visto muita gente confundindo pós apocalipse com distopia só porque NORMALMENTE as distopias famosas estão sendo pós-apocalípticas também, mas não é uma regra sabe? Devo fazer um vídeo melhor explicando essa diferença!
      Beijos!

      Excluir
  2. Engraçado, jurava que já tinha visto outro livro com esse mesmo mote. Mas a edição realmente parece estar fantástica e só por você ter falado da ótima tradução já dá vontade de comprar (infelizmente eu estou passando por uma fase de vacas magras e, depois da Black Friday, nunca mais comprei livros :( )

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babiiii <3 Milagre que você não tá comprando livros hahahaha realmente é difícil encontrar livro com tradução muito boa, sou muito chata com isso!

      Excluir
  3. Oi, td bom?

    Me interessei por esse livro quando vc o mencionou em algum vídeo, já não lembro qual. Por algum motivo, talvez a capa, achei que fosse uma HQ haha e no vídeo, ouvindo sobre a história, fiquei curiosa.

    Beijos
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que ele apareceu no último Book Haul do ano =) a história também me deixou bem curiosa, mas agora que você falou acho que uma HQ teria sido peeeeeeeeeeerfeito. Melhor que o livro mesmo hahaha

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo