> Perhappiness: A Espada de Kuromori, de Jason Rohan
         
 

A Espada de Kuromori, de Jason Rohan

05 novembro 2014


A Espada de Kuromori é o livro de estreia do Jason Rohan, ex-redator da Marvel Comics. A antiga profissão do escritor, além de atrair muita atenção dos leitores, fica bem evidente ao longo da narrativa, que me fez desejar uma versão em anime desse livro o quanto antes.

A trama acompanha a história de Kenny, um adolescente de 15 anos que está viajando de férias para passar um tempo com seu pai no Japão. Infelizmente, os planos de Kenny mudarão completamente quando ele descobrir que tem apenas 9 dias para salvar os Estados Unidos de uma completa destruição e que ele é o único capaz de evitá-la. 


Logo nas primeiras páginas do livro a ação e os elementos fantásticos começam a se desenvolver e continuam aparecendo em ritmo acelerado até o final da história. É um livro sem pausas para respirar, com tanta aventura, mas tanta aventura, que confesso ter ficado com falta de ar enquanto lia história. 
Nesse aspecto que eu acho que o ex-redator da Marvel pecou e falhou ao produzir uma mídia diferente da que ele estava acostumado: nem tudo que funciona na produção de um filme, anime ou mangá, funcionará quando trazido para literatura

Apesar de ter amado cada cena de aventura, senti falta de mais tempo para conhecer os personagens, me aprofundar nos pensamentos deles e, consequentemente, criar mais empatia pelos protagonistas. Até o tempo que os personagens tinham para interagir entre si era pouco, pois elas passavam a maior parte do tempo correndo, lutando, tentando salvar a própria vida e a de todos os americanos.


O enredo é bem interessante. Traz bastantes elementos históricos da II Guerra Mundial com algumas pinceladas de crítica aos Estados Unidos pela destruição causada ao Japão com as bombas atômicas. Eu gostei bastante das críticas que Jason Rohan tentou fazer, mas ainda acho que ele poderia ter sido mais severo nesse ponto e deixado os americanos sofrerem só mais um pouquinho ao invés de pregar uma mensagem tão conciliadora no final, quase que invalidando o forte motivo que os japoneses tinham para querer vingança. Senti falta de um final menos "Felizes Para Sempre", típico dos desenhos animados de Super-Heróis, e mais "Nem Tudo São Flores".

O tom do livro deixa muito claro que o público almejado é o infanto-juvenil (e não necessariamente jovem-adulto). Crianças que buscam uma história repleta de ação, fantasia e aventura através de uma leitura leve, prazerosa e sem a preocupação de uma crítica mais aprofundada ou um final mais triste e realista (Um presente que eu tenho certeza que meu irmãozinho iria aproveitar bastante). Além de ser um grande estímulo para a criatividade das crianças.


Agora, se tratando dos pontos altos do livro, com certeza não poderia deixar de mencionar a mitologia japonesa presente em toda a narrativa. Pros fãs de Literatura Fantástica e da Cultura Japonesa, é um prato cheio. Não espere encontrar monstros tradicionais como vampiros, bruxos, fantasmas, nada disso! Conheci as criaturas mais diversas e exóticas que minha imaginação jamais conseguiria ter sonhado. A história dos Deuses Japoneses e as relações entre eles também me intrigaram bastante, aumentando minha vontade por mais leituras dessa mesma temática.

O trabalho da editora também não pode deixar de ser mencionado. A capa é simplesmente linda, as folhas são amareladas e a fonte e diagramação são bem confortáveis. Cada capítulo se inicia com um numeral em japonês, o que eu achei ótimo (agora já sei escrever e ler todos os numerais, só preciso aprender a falar!). No final do livro também temos um glossário com todos os termos em japonês que foram mencionados ao longo da obra (que não são poucos!) e o primeiro capítulo da continuação dessa trilogia: O Escudo de Kuromori!


Um grande beijo e até já!

Ps: Livro cedido como cortesia pela editora Escarlate.
 Página do Livro no Facebook: https://www.facebook.com/EspadaDeKuromori







Me acompanhem também nas redes sociais:

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo