> Perhappiness: A Lista Negra, de Jennifer Brown
         
 

A Lista Negra, de Jennifer Brown

19 maio 2014



Depois de uma semana de "hiatus" aqui no blog finalmente estou de volta com a resenha de um livro que vai arrancar muuuitas lágrimas de qualquer leitor. Confira no vídeo abaixo tudo que eu achei sobre A Lista Negra ou, se preferir, leia a resenha escrita logo abaixo do vídeo. Não se esqueça de comentar caso já tenha lido o livro e se concorda ou não com as minhas impressões!


Não se esqueçam de clicar em "gostei" pra mim e de se inscreverem no canal caso ainda não sejam inscritos!



A Lista Negra ou, no original, Hate List, é um livro que vai abordar o problema do bullying de uma perspectiva completamente diferente e, portanto, já começo esta resenha recomendando imediatamente a leitura para todos os tipos de leitores que se interessam pelo assunto.

A obra é narrada através da Valerie, uma adolescente do último ano do ensino médio que está se recuperando do acidente ocorrido em sua escola onde seu namorado, Nick Levil, assassinou uma série de colegas e em seguida se matou.

O problema é que Nick não matou pessoas aleatórias, ele foi atrás daquelas que faziam um inferno da vida dos dois há anos. Ele foi atrás do que, na sua cabeça perturbada, ele acreditava ser justiça. E ele foi atrás dos nomes que Val havia colocado na Lista Negra.

A partir desse incidente, a vida de Val mudara de maneira irreversível e de uma forma que ela não poderia prever. Porque apesar da Lista Negra ser sua criação, e apesar das intermináveis conversas que ela tinha com seu namorado sobre os desejos que ambos sentiam de colocar um fim em todo o bullying e de fazer com que cada uma dessas pessoas pagassem, ela nunca imaginou o que Nick planejava. E ela nunca desejou que nada disso acontecesse. 

Agora ela precisa provar sua inocência não só para a polícia, mas também para sua família, para todos os seus amigos e vítimas do acidente que esperam por justiça. Ela também precisa provar sua inocência para si mesma e para todos os leitores que acompanham sua jornada. Seria Val inocente apenas por não ter puxado o gatilho? Desejar a morte daquelas pessoas já é o suficiente para condená-la? 

E em meio a todas essas questões, Val não consegue evitar sofrer a perda de seu namorado, que durante três anos foi o única alegria em sua vida e a única pessoa que até então compreendeu todos os problemas pelo que ela passava. Nick não era apenas esse monstro que a mídia insistia em retratar e as vítimas dele não eram tão inocentes quanto todos queriam acreditar.

Jennifer Brown conseguiu construir uma excelente obra através de uma escrita poderosa e de personagens incrivelmente realistas, além de abordar uma temática extramente séria sem cair em nenhum clichê. Infelizmente o enredo teve algumas falhas que me incomodaram bastante - alguns personagens que desapareceram no meio da história sem explicação e outros que surgiram de maneira forçada - mas os pontos fortes do livro conseguiram superar e muito essas falhas.

Nota: 4/5



Me acompanhem também nas redes sociais:

5 comments:

  1. oii Vanessa!! Esse livro esta na minha lista muito tempo haha estou bastante curiosa para ler! Flor o seu blog é muito fofo, comecei um blog e ele é básico mas fiz um muito amor, dá uma visita? Beijos <3
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa! Como vai?
    Estou para ler esse livro desde a Bienal SP 2012, que foi quando eu o comprei, e apesar de querer muito... antes eu estava lendo muitas séries e agora eu não tenho tempo. Dá até raiva. Pelo menos eu esperei, pois acho que não conseguiria ler algo forte assim há dois anos, e tenho certeza que será uma ótima leitura para as minhas sonhadas e adoradas férias. Achei muuuuuito legal e tudo a ver comigo essa coisa de se emocionar o quanto for necessário e sentir tudo o que o livro quer que você sinta; algumas pessoas acham meio exagerado, mas eu acho super normal. Quer dizer, é a coisa mais normal do mundo chorar durante ou até mesmo depois do livro, e não só chorar, mas suspirar, rir, sei lá, qualquer coisa. Gostei bastante do vídeo!
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    P.S. Junho já está aí para iniciar o Poem A Day <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa este livro é sensacional com certeza foi minha leitura preferida de 2013. mas tive tantas dificuldades em resenha-lo que esperei para fazer em outra oportunidade, de tanto que amei.
    Mais que um exemplo.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Ás vezes eu não consigo entender porque o bullying é tão comentado hoje, se desde sempre ele existe e todos sobrevivemos à escola com ele (inclusive eu cdf, magra, cabelo ruim e crente).
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa, estou doido para ler este livro.
    Parece ser muito bacana mesmo.
    Adoro seus vídeos e já sou inscrito no canal do youtube há algum tempinho...

    Adorei o blog, já estou seguindo. Se puder retribuir ficarei feliz!
    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo