> Perhappiness: A Minha História do NanoWrimo 2013!
         
 

A Minha História do NanoWrimo 2013!

25 janeiro 2014


Quem acompanha o Central da Leitura já faz algum tempo sabe que em novembro do ano passado eu participei do melhor projeto do mundo chamado National Novel Writing Month, que me fez escrever um livro de 50 mil palavras em apenas um mês. Clique aqui para saber um pouco mais sobre o projeto e sobre como essa foi uma das experiências mais incríveis da minha vida.

Claro que o livro ainda precisa de pelo menos duas revisões até que eu possa considerar publicá-lo (e eu vou compartilhar cada minuto do meu processo de revisão com vocês), mas antes de qualquer coisa eu preciso contar um pouquinho sobre a história que eu escrevi!



Desde o início eu sabia que escreveria uma história de YA Contemporâneo que envolvesse algum caso de assassinato, mas logo em seguida eu descobri que o cenário também seria determinante pra minha história: ela se passaria em Brasília. Mais precisamente na Península dos Ministros, quadra onde moram as pessoas mais ricas e poderosas dessa cidade. Eu não tive preocupação em ser fiel ao retrato de Brasília, mas sim de expor a minha visão sobre essa cidade planejada e as consequências que essa situação exótica de Brasília tem sobre esse grupinho restrito de adolescentes milionários e poderosos.

O livro, entitulado provisoriamente de "The Blue City" (aludindo ao fato de todos os moradores dessa cidade serem, no fundo, pessoas tristes e solitárias), acompanha a trajetória da adolescente carioca Nice, que precisa morar em Brasília durante o tempo que seu pai, o advogado Heitor Rabelo, trabalhará no caso de assassinato da família Santiago. Nice será então esse olhar "estrangeiro" sobre Brasília, a personagem observadora que irá enxergar através dos moradores dessa cidade e que terá, portanto, um papel fundamental na resolução do crime.

Em pouco tempo convivendo com os moradores da Península, Nice consegue identificar um padrão, um efeito que essa cidade-bolha ou cidade-ilha cria no ânimo dos seus moradores e, aparentemente, a família Santiago era a única que parecia fugir desse padrão. Claro que numa cidade onde todo mundo é "infeliz" (ou pelo menos danificado de alguma forma), a presença de uma família que não se enquadre nesse molde não poderia continuar existindo por muito mais tempo. Não seria certo. Não seria natural. (E quem mais está identificando uma pitada de realismo fantástico por aqui??)


Um fato que eu acho muito interessante mencionar é que o assassinato que existe na minha história foi totalmente baseado num caso real que aconteceu nos Estados Unidos, quando toda uma família - pai, mãe e filho - foram assassinados certa noite enquanto dormiam. Curiosamente, a irmã mais nova foi poupada pelo assassino, tornando assim essa irmã a peça chave do caso.

Eu estou muito satisfeita com o enredo que consegui criar durante esses 30 dias de novembro e, preciso confessar, completamente apaixonada por cada um dos personagens. (Será que ainda preciso mencionar que existirá um cabeludo muito gato nessa história????) Se vocês tiverem interesse em saber mais um pouco sobre a minha história eu posso fazer mais alguns posts explicando cada um dos personagens e também os enredos menores que alimentam a trama.

Espero muito que vocês gostem e, por favor, não deixem de comentar com a opinião de vocês sobre meu projeto de livro! Se vocês também tiverem participado do NaNoWriMo de 2013 me contem sobre o que escreveram! Um grande beijo e até já!

Me acompanhem também nas redes sociais:

43 comments:

  1. Oi Vanesssa, eu adorei o seu projeto de livro. Quando colocamos uma meta é só ter disciplina que segue. O enredo é bem elaborado e acredito que agradará ao público leitor! Invista nisso, querida.
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marli! Pode deixar que irei investir com certeza =)

      Excluir
  2. Eu falhei miseravalmente, mal escrevi. Mas gostei sim da sua ideia, se tem suspense já me ganhou :))

    SUCESSOOOOOOOOOOOO E BOA SORTE :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Vou ficar esperando sua história do Nano de 2014 então haha

      Excluir
  3. Ta legal mas agora aonde eu clico para comprar seu livro ? rsrs' O enredo me chamou a atenção e este é um livro que eu compraria sem sombra de duvidas ! Parabéns e muito sucesso !!

    Beijos
    meupequenomundodeblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gustavo, assim que tiver publicado eu te aviso haha

      Excluir
  4. Hello... Eu quase participei... mas antes de me inscrever percebi que eu não teria tempo de me dedicar... já tinha até ideia para a história, mas enfim. O Seu livro tem uma premissa muito boa, acredito que seja um livro que eu iria ler, porque gosto desse tipo de leitura... é bem a minha cara. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal! Queria ter participado, mas pegava bem a época de provas da escola e </3
    Com certeza eu leria esse livro!
    Beijos e boa sorte!
    http://sophiesamiesarfati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter duas edições de Camp Nanowrimo esse ano (Nanowrimo fora de época) que vão ser em abril e em julho! Tenta participar de alguma =)) Super recomendo a experiência!

      Excluir
  6. Oi
    Bem legal da sua parte!! O livro ta muito legal mesmo! É esse livro claro que gostaria de ler, historias assim eu também gosto!
    bjos
    www.perversastyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu gostaria de ter participado desse projeto mas por conta dos meus estudos para o vestibular acabei deixando de lado =/
    Gostei muito da ambientação da sua história (eu acho que ainda não li nenhum livro que se passe em Brasília, ainda mais nessa região T_T) e gostei também de ser baseado em um fato real, de vez em quando as minhas ideias saem desses fatos reais xD

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, recomendo que você tente participar novamente esse ano, pois é uma experiência incrível! Realmente, nunca li nenhum livro que se passe em Brasília, o que é uma pena e eu irei mudar isso kkk
      Beijos!

      Excluir
  8. Gostei muito da sua ideia para o livro. Achei muito legal mesmo a Nice ser o tal olhar "estrangeiro" sobre Brasília, e ter um papel fundamental na solução do crime. Tem coisas que são vistas muito mais facilmente por quem vem de fora, esse é um fato mais que verdadeiro.

    Espero que você consiga publicar! =)

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Primeiramente parabéns por ter participado do projeto, achei super interessante. Sua ideia para o livro me cativou e depois de ler tudo, senti aquele gostinho de quero mais. Vai publicar quando? Fiquei mega curiosa.
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  10. Vanessa, adorei a história do seu livro! E, gente, que delícia esse projeto!!!
    Sempre sonhei em escrever, mas ainda não consegui... um dia eu chego lá! rss

    Parabéns!! Beijooo

    sugarylemonade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Achei o projeto realizado em novembro bacana, mas como disse numas redes sociais não acredito que seria tão pontual em criar um enredo em 30 dias e escrever a história nesse pequeno tempo, mas admiro quem conseguiu tal proeza. Parabéns!
    A sua história parece ser muito bacana, principalmente pelo caso que o pai da Nice tenta solucionar e pela protagonista tentar entender o clima tenso da cidade.
    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Ai, Vanessa! Quero ler logo!! IUASHIUASHIUASH
    Deixa eu te perguntar, você conhece Brasília? fez pesquisas para escrever sua história etc?
    Você se preparou antes e já tinha uma ideia na cabeça ou foi tudo na empolgação mesmo? IAUHSIAUSHIAUHSIUASH responde em um próximo post!!
    eu ri quando vc falou do "cabeludo muito gato"! Se fosse minha versão, seria um moreno de sorriso bonito IUASHIUASHIUASH

    Enfim, quero ver publicado e ler logo!!
    AH, me manda alguma matéria sobre esse caso dos EUA? fiquei curiosa e amo ler casos assim!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente, quero fazer um pedido: Na próxima edição, por favor, me avise!
    Tenho muita vontade de conhecer Brasília, o primeiro motivo foi porque é uma cidade planejada e depois porque conheci algumas pessoas que moram ai (você ta nisso, irei roubar seus livro u.u )
    Sempre soube que teria uma cabeludo gato haha. Faz um post com a sinopse, outro sobre os personagens, quero ver a capa, quero ganhar um autografado! Eu gosto do gênero Policia é o meu preferido e eu já estou amando esse livro, mesmo antes de começar a ler! Poste mais coisa logo, por favor.
    Beijos Vanessa e muita sorte ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi Flor!

    Parabéns pela ideia! Desejo todo o sucesso para você! Que de tudo certo! E nem imagino pq tem uma gato cabeludo na história! hahahaha
    Ele deve amar!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk É porque eu simplesmente amo/sou homens de cabelos cumpridos <33

      Excluir
  15. Mas e ai, quando eu vou ler? ahauahuahua fiquei MUUUUUUUUUUITO curiosa. Li duas vezes o post pra amenizar a curiosidade e eu tenho o pressentimento que é uma daquelas obras que a gente começa a ler e não para mais, né?

    ResponderExcluir
  16. Nossa que criatividade e claro dom da palavra, escrever um livro em apenas 30 dias não é pra qualquer pessoa.
    Esse é um projeto bem interessante e um grande incentivo pra quem quer escrever.
    Gostei de saber que sua história teve como base um fato real.
    Estou na torcida pra que você passe por todas as etapas e consiga publicar sua história.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Conheço esse projeto e gosto muito da ideia, em escrever um livro em 30 dias.
    Gostei já do seu enredo, gosto de história que tem fatos reais e fiquei curiosa pelos personagens espero que faça um post com eles aqui...
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha visto sobre isso. Foi bom saber, vou começar a escrever um tb hahahaha e coragem e sucesso :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geissi, o projeto acontece todo ano no mês de novembro, mas também acontece o Camp Nanowrimo que é em abril e julho. Participa, você vai adorar!

      Excluir
  19. Ow god, quando chega nas livrarias?! hahaha *-*
    Nossa, fiquei apaixonada, é o tipo de história que me deixa entretida com o livro. Lendo o post me fez lembrar a primeira vez que li Sherlock Holmes e adorei. Livros que te deixam realmente curiosa são pra mim os melhores. Amei amei!
    Quando resolver publicar pode me mandar um exemplar ok?! u.u hahaha

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, já posso morrer agora por ter lembrado alguém de Sherlock Holmes hahah Simplesmente amo as histórias dele <3 Pode deixar, Ana =))
      Beijos!

      Excluir
  20. Bom primeiro parabéns por encarar o projeto, escrever um livro não é nada fácil. Segundo eu achei maravilhosa a idia de ter como cenário Brasilia para um historia que ronda um assassinato. Acho que nunca vi nem na vida real nem em livros algo assim.
    Espero que tenha sucesso com a revisão e que possa logo logo ter um exemplar em minha prateleira e quem sabe resenha-lho no meu blog *--*

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, muito obrigada <33 Vai ser um sonho ver meu livro nas prateleiras de vocês ahaha
      Beijos!

      Excluir
  21. primeiramente: QUERO LERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR e agora ? fiquei lendo o post procurando algum link que me levasse a história. Espero que voce consiga lançá-lo e gostaria muito de ver mais posts sobre sua historia por aqui :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dani, vai ser um sonho realizado se eu conseguir publicar esse livro =)

      Excluir
  22. Primeiro: Me conquistou porque a história se passa aqui em Brasília
    Segundo: Achei muito irônico o título ahaha (mas eu gostei e concordo)
    Terceiro: Eu juro que queria ler, mas tenho medo :( kkkkkkkkkkk
    Brincadeira, achei muito legal e espero que você consiga publica-lo. Vou ficar hiper, hiper feliz <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Priii <3 O mundo precisa de mais livros que se passem em Brasília hahaha Essa cidade é muito poética, eu poderia escrever várias histórias inspiradas nela

      Excluir
  23. Duas coisas:
    1 - Quero entender melhor esse projeto que fez você criar uma história incrivel
    2 - Meu Deus, amei o titulo, quero saber sobre os personagens, amei a parte do cabeludo gatão e do crime ser baseado em um crime real, além de ser uma baita critica.

    Estou ansiosa para os próximos posts, você vai publica-lo, vender? Serei uma das que juntará as moedas e contará os segundos para ler e resenhar.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que eu terminar minha revisão com certeza vou procurar publicação =)) Muito obrigada, vai ser uma honra ver a resenha de um livro meu no seu blog *_*
      Beijos!

      Excluir
  24. Olá, Vanessa Chanice!

    Uma nova escritora na blogosfera! Parabéns! Essa blogosfera está ficando interessante com cada vez mais blogueiros publicando livros! Gostei muito da sua história e você tem minha admiração por ter pensado em um enredo, digamos, complicado em apenas 30 dias!

    Novamente, parabéns pela iniciativa The Blue City seja apenas o seu primeiro livro!

    Beijos!

    www.gnrgunnar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Gunnar, muito obrigada e que Deus te ouça!! Pretendo escrever muito mais =)

      Excluir
  25. Oi Vanessa!
    Adorei a premissa e da história e posso dizer: já quero ler!
    Parabéns por ter criado o projeto em 30 dias!!!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. cabeludo gato!!!! adoroooooooooooo. Muito legal a sua estória, queria poder escrever assim tbm, mas sou muito ruim kkkkk
    amei o seu blog, demorei pra ver o seu recadinho no skoob, mas vim fazer um visitinha ^^

    beijos XD

    Mai
    yumenokoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, finalmente alguém que entende meu amor por cabeludos kkkkkk <3

      Excluir
  27. Oi, Van! Nossa, tem que ter realmente muita disciplina pra fazer o NanoWriMo (acho que escrevi certo, acho!). Eu sempre quis escrever uma história, já tive várias ideias mirabolantes. Mas acho que sempre me faltou disciplina ;/

    Quero tentar me organizar para participar a deste ano!

    E sim, seu enredo está bem legal! Vou confessar que normalmente o que mais me atrai é uma escrita de qualidade - o que eu já sei que você tem ;)

    Beijoos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo