> Perhappiness: O Enigma da Adormecida, de Simone O. Marques
         
 

O Enigma da Adormecida, de Simone O. Marques

10 novembro 2013

O Enigma da Adormecida, primeiro livro da série Crônicas do Reino do Portal foi o livro da terceira edição do projeto Book Tour Virtual que estou participando. (Para saber mais sobre o projeto clique aqui.)

O livro acompanha a trajetória de oito adolescentes - quatro meninas e quatro meninos - que de repente acordam em um mundo completamente estranho. Agora, além dos oito estranhos terem que aprender a lidar uns com os outros, eles precisam descobrir onde estão, como vieram parar ali e o que devem fazer para voltar para casa. 

Para piorar ainda mais a situação dos meninos, a oitava adolescente do grupo nunca chegou a acordar. Ela está presa em uma espécie de feitiço que a mantém constantemente adormecida e, portanto, depende da boa vontade do restante do grupo para sobreviver nesse novo mundo.

Um dos pontos mais fortes desse livro é definitivamente os personagens. Apesar do número relativamente grande, a autora conseguiu dar características únicas e personalidades fortes cada um deles. Ninguém sabe porque aqueles garotos foram escolhidos ou o que eles tem em comum, mas a medida que a leitura avança nós vamos descobrindo um pouco sobre o passado deles e podemos tirar nossas próprias conclusões.

O mundo do Portal é um lugar completamente mágico com tudo o que tem direito: Cosmo, Seres da Sombra, Elementais, Floresta Encantada... Então pros apaixonados pelo gênero é um prato cheio! Entretanto, eu achei que a narrativa teve um tom muito infanto-juvenil pro meu gosto, o que não fez muito sentido, já que o enredo dessa história teve muito mais elementos de Jovem Adulto. A linguagem foi algo que me incomodou bastante e fez com que eu não conseguisse me conectar com a história.

Outro aspecto que me desagradou foi o desfecho. Apesar do livro fazer parte de uma série, o final de O Enigma da Adormecida ficou completamente em aberto. Nenhuma das questões que permearam toda a trama foram resolvidas e eu nunca li uma série assim. Normalmente, por mais que ainda restem questões a serem abordadas nos próximos livros, pelo menos os pontos principais daquele volume se resolvem nele mesmo. Não gostaria de ter que ler os sete livros da série pra finalmente ter as respostas que já poderiam terem sido dadas.

No mais, recomendo esse livro pros fãs de história de fantasia e para um público mais jovem, uma vez que eles aproveitariam melhor a linguagem utilizada pela autora.

Nota 2/5

Me acompanhem também nas redes sociais:

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo