> Perhappiness: Desafio Literário 2013
         
 

Desafio Literário 2013

02 fevereiro 2013

É a primeira vez que eu vou participar do Desafio Literário, por isso não tenho muita bagagem para explicar direito como funciona o projeto. O que eu sei é o seguinte: o projeto existe desde 2010 e para participar basta ler 12 livros por ano e fazer uma resenha para cada um dos livros lidos. O fundamental aqui é que você resenhe livros que não tenha lido antes, justamente para incentivar novas leituras e para isso o projeto conta com a honestidade de cada um dos integrantes.

No início de cada ano, você pode encontrar no site do Desafio Literário um link com os temas já definidos para cada mês do ano. Em 2013, os temas são:

Janeiro - Tema Livre: Eu vou resenhar O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Com certeza será um livro bastante lido esse ano, pois ele se encaixa em outros dois temas. Era o livro que eu estava lendo quando fiquei sabendo do projeto, por isso achei melhor continuar com ele mesmo assim. Um livro muito interessante e bem difícil de resenhar já para começar o ano bem!

Fevereiro - Livros que nos façam rir: A grande verdade é que eu nunca li um livro que tenha me feito rir. Mesmo quando o livro é para ser de comédia é sempre mais fácil me pegar chorando ao ler o livro. Como eu já li todos os livros recomendados pelo site para esse tema, depois de uma consulta a minha biblioteca pessoal, decidi ler Tia Julia e o Escrivinhador, do meu querido Mario Vargas Llosa. De acordo com a sinopse do livro e alguns comentários de revistas, o livro é "engraçado e extravagante" então espero dar umas boas risadas.

Março - Animais Protagonistas: Sem via de dúvidas lerei um livro do Richard Bach, um dos meus escritores favoritos e um grande filósofo que sempre trata de animais como personagens principais. Como eu já li Longe É Um Lugar que Não Existe e Fernão Capelo Gaivota, dessa vez eu lerei Resgate no Mar.

Abril - Uma ou mais das quatro estações no título: Eu vou ler Um Verão Para Toda Vida, do Michael Noonan, simplesmente porque foi um livro que eu comprei há bem uns 5 anos e abandonei a leitura nas primeiras páginas. Acho que eu era muito nova na época para o livro e vou tentar dar mais uma chance.

Maio - Livros citados em filmes: Nesse mês eu lerei O Sol É Para Todos, de Harper Lee um livro que eu já estou querendo ler há um tempo e foi citado no filme As Vantagens de Ser Invisível.

Junho - Romance psicológico: Vou ler O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë. Também comprei o livro quando era muito nova e abandonei nas primeiras páginas. Já faz um tempo que ele tem estado na minha lista de próximas leituras e agora finalmente eu não terei mais desculpas para não fazer.

Julho - Cor ou cores no título: Eu estou muito empolgada para esse mês! Eu vou ler Um Estudo em Vermelho - Sherlock Holmes, do Arthur Conan Doyle. Sempre fui muito fã de histórias policias e principalmente do Sherlock Holmes, mas por algum motivo inexplicável eu nunca tinha lido um livro dele. Dessa vez vou contar os meses para Julho!

Agosto - Vingança: Definitivamente O Conde de Monte Cristo!!! Na minha infância todos os filmes adaptados dos livros do Alexandre Dumas eram os meus favoritos e eu sempre ficava empolgada quando passava na televisão. Sempre tive um certo receio em começar a ler esse livro, devido à extensão e também à linguagem um pouco difícil, na minha opinião. Mas pra quem começou o ano lendo O Evangelho Segundo J.C. do Saramago eu posso dizer que já me sinto um pouco mais preparada pra enfrentar Alexandre Dumas, finalmente.

Setembro - Autores portugueses contemporâneos: Eu fui perguntar pro meu tio que é português e ele me recomendou a obra Sôbolos Rios Que Vão, de Antônio Lobo Antunes. Dei uma pesquisada na internet e descobri que esse autor é muito premiado e já recebeu inclusive o prêmio Camões em 2008. Estou muito empolgada, porque estava querendo fugir de Saramago nesse tópico, justamente para tentar descobrir novos escritores portugueses já que é a proposta do desafio.

Outubro - Histórias de superação: Há muitos anos eu venho tentado ler um livro chamado As Boas Mulheres da China, escrita por uma jornalista de nome Xinran. O livro narra algumas histórias reais sobre as mulheres chinesas. O livro é tão pesado que eu nunca consegui passar do primeiro terço do livro. Dessa vez eu pretendo ler até o fim.

Novembro - Livros que foram banidos: Vou ler A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende. Já é um livro que eu tenho há um tempo, mas sempre fui passando outro na frente e acabei nunca lendo. Sempre gostei muito do filme e acho que vai ser impossível me decepcionar.

Dezembro - Natal: Nesse mês eu vou ler um livro de Charles Dickens, um autor que eu sempre quis ler! A obra se chama O Natal do Avarento.

Me acompanhem também nas redes sociais:

2 comments:

  1. Leremos alguns livros iguais, como resgate no mar, o morro dos ventos uivantes, e o sol é para todos. Aguardo os posts. Sobre O evangelho segundo jesus cristo, prometi ler no mês de língua portuguesa, para o desafio tb ;)

    ResponderExcluir
  2. Isso é ótimo! Tenho certeza que você vai gostar muito do ESJC, não tem como não gostar, só precisa ter muita muita disposição para não desistir, haha. E o Richard Bach é meu queridinho, achei que quase ninguém fosse ler o mesmo livro, porque a maioria que eu vi ia ler Fernão ou Longe é um lugar que não existe. Estou muito ansiosa pro mês de março, depois troquemos nossas opiniões sobre os livros (:

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo