> Perhappiness: Cinquenta Tons de Cinza | Livro e Filme!
         
 

Cinquenta Tons de Cinza | Livro e Filme!

09 março 2015

Se vocês preferirem ler a crítica ao invés de assistir o vídeo, no final de todos os posts vou adicionar a resenha escrita, então é só pular o vídeo e aproveitar a leitura!


Ok, sei que estou um pouco atrasada aqui para comentar 50 Tons de Cinza, mas não poderia deixar passar batido. Por mais que eu tenha tentado (e falhado miseravelmente) me aventurar na leitura do livro assim que ele foi lançado, não consegui evitar ficar ansiosa pelo lançamento do filme. E a ansiedade foi tão grande que, anos depois, resolvi terminar a leitura da obra custe o que custasse. (E custou muito, acreditem). Enfim, confiram os comentários sobre o livro e o filme no vídeo (ou na resenha escrita) abaixo!


Não se esqueça de clicar em "gostei" pra mim e de se inscrever no canal, caso ainda não seja inscrito!


Resenha Escrita:

A primeira coisa que você precisa saber sobre Cinquenta Tons de Cinza é que ele nasceu de uma Fanfic de Crepúsculo (isso mesmo, aquela saga adolescente de vampiros) e que, em suma, nós teremos aqui exatamente os mesmo personagens de Crepúsculo, mas em um universo contemporâneo, sem nenhum elemento fantástico envolvendo a trama. 

Isso já é o suficiente para dizer que os personagens são extremamente estereotipados, planos e vazios, então não espere por nenhum desenvolvimento maior da parte deles. Mesmo o Christian Grey, que tem uma história obscura e uma realidade complexa, não é desenvolvido da maneira que teria potencial para ser.

E. L. James consegue muitos feitos com sua obra: utilizar-se de personagens já existentes, que já não eram grande coisa, e piorá-los. Basear-se numa história de romance já existente, que já não era lá grande coisa, e empobrece-la de maneira considerável. E, pra completar, ela poderia ganhar o prêmio de pior escritora da história, com a utilização de um vocabulário extremamente pobre, que consegue ser menos complexo do que a linguagem de muitos livros infantis.

No mais, o que eu tenho a dizer sobre o livro é: não vale o seu dinheiro e muito menos o seu tempo. Se você é apreciador de livros eróticos, acredite, existem livros muito mais dignos no mercado, mas infelizmente eles não conseguiram ganhar tanta atenção da mídia. E esse é meu único comentário "positivo" sobre a obra. Eu acho importante a visibilidade que uma história como 50 Tons de Cinza ganhou. Eu acho mais do que válido que nós, mulheres, tenhamos um livro desse gênero no mercado dedicado a nós e que possamos ler livros eróticos sem preconceito a partir de agora. Fico muito feliz que ele tenha sido aceito, de alguma forma, na nossa sociedade e que muitas mulheres tenham vencido o próprio preconceito para lê-lo. Fico mais feliz ainda que, dentro de um gênero que já é considerado "marginal", ele ainda toque em aspectos mais marginais ainda, que é a prática BDSM. Tenho certeza que muitas mulheres conseguiram explorar mais afundo sua sexualidade através da leitura de 50 Tons de Cinza e, no fundo, é isso que importa pra mim. O próximo passo agora é que isso continue sendo feito, só que com uma literatura de qualidade.

Sobre o filme, ele consegue sim superar o livro em infinitos aspectos. Especialmente os técnicos. É uma obra absurdamente bem produzida, com uma fotografia linda, uma trilha sonora de tirar o fôlego e um design de produção mais bonito ainda. Infelizmente a atuação não esteve no mesmo patamar desses outros aspectos técnicos e, por causa disso, impediu que o filme se tornasse algo bom. Sobre o enredo, não tenho o que acrescentar, já que foi uma adaptação extremamente fiel ao livro. 

Um grande beijo pra vocês e até já!


Me acompanhem também nas redes sociais:

2 comments:

  1. Eu nunca li o livro e não tenho interesse, trabalhava numa livraria e tinha muitas clientes que amavam Cinquenta Tons, principalmente as mais de idade. Maaas eu tenho vontade de assistir o filme por causa de todas as resenhas que já li, incluindo a sua hehehe

    Blog: Café Com Babis (:

    ResponderExcluir

  2. Só para avisar que a culpada de me atrasar para aula da auto escola aqui é você!
    Enfim, você disse tudo o que eu eu queria dizer sobre esse filme. Cara, achei os personagens bem sem gracinha e a história em sí é totalmente machista! O que mais me assusta é ver que as garotas da minha cidade adoram o cara. Tipo: Oi, como assim?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo