> Perhappiness: O Clube do Choro e a genialidade de Armandinho Macedo
         
 

O Clube do Choro e a genialidade de Armandinho Macedo

16 dezembro 2014


"Quando Armandinho toca, a gente se toca da diferença que há entre o talento e o gênio..."  - Moraes Moreira
Se você é nordestino ou músico instrumentalista e não sabe quem é Armandinho Macedo: você realmente está fazendo algo de errado nessa vida. Não seria nenhum exagero afirmar que Armandinho é, atualmente, um dos maiores nomes da música no Brasil e, como o próprio Moraes Moreira não poderia ter falado de maneira melhor, não apenas um artista talentoso, mas um verdadeiro gênio no que faz.

O baiano é filho de Osmar Macedo (da dupla Dodô e Osmar), que nada mais é do que o inventor do trio elétrico. Sim, se você é daqueles que adora pular um carnaval na Bahia, saiba que ele seria muito diferente daquilo que conhecemos hoje em dia se não fosse pela invenção do pai de Armandinho.

Armandinho tocando guitarra baiana

Como se não bastasse "apenas" ter inventado o trio elétrico, o pai de Armandinho também foi um dos grandes nomes responsáveis pela invenção da guitarra elétrica: sim, aquelas mesmas e famosas guitarras que vemos em todas as bandas de rock por aí! Ela é mais brasileira do que você pensava. 

A peculiaridade do instrumento criado por Osmar era a sua afinação: completamente diferente da afinação tradicional das guitarras de hoje. Ela tinha apenas 4 cordas e seguia o mesmo padrão sonoro do bandolim. 

E agora você deve estar se perguntando: é realmente necessária toda essa aula de história musical pra conhecer Armandinho Macedo? Eu acho que sim. Caso contrário você ficará meio perdida (ou extremamente curiosa) tentando descobrir que instrumento fantástico é esse que Armandinho toca.


Enquanto seu pai foi o inventor, ele foi o responsável por popularizar a guitarra baiana, como ficou conhecida, num nível internacional e realmente é preciso passar pela experiência de vê-lo tocar o instrumento ao vivo pra compreender o nível da expertise do artista. (Sem brincadeira, as vezes ele tocava tão rápido, mas tão rápido, que parecia que ia sair fumaça dos dedos dele). Infelizmente não encontrei nenhum vídeo no Youtube que fizesse jus a uma apresentação dele pra mostrar pra vocês, mas no Spotify tem alguns álbuns, como Armandinho e Trio Elétrico Dodô e Osmar e Armandinho e a Cor do Som (grupo do qual ele fez parte com Pepeu Gomes e Moraes Moreira). Uma das minhas músicas favoritas chama Pororocas e foi composta em parceria com Pepeu.

Armandinho tocando bandolim
Mesmo quem não curte tanto música instrumental ou é fã do estilo, tenho certeza que ainda aproveitaria demais o show. Até porque, quem não gostaria de presenciar a apresentação de um gênio de perto? E o show não deixa nada a desejar: Armandinho toca desde jazz até o frevo, passando pelo rock e o pop. Além de músicas autorais, que são a maior parte da apresentação, ele também fez algumas interpretações de Carlos Santana, Paul McCartney e Gilberto Gil, além de sempre tocar o Bolero de Ravel.

Clube do Choro de Brasília

Tive a oportunidade de assistir ao show dele (pela segunda vez!) no Clube do Choro de Brasília, que é definitivamente o meu lugar favorito nessa cidade. É um espaço bem intimista, a gente fica super próximo do artista, a acústica é incrível e, pra completar, o cardápio é uma delícia!

Durante a apresentação, Armandinho desceu do palco e andou por cada uma das mesas enquanto tocava um solo de guitarra. Depois disso ninguém conseguiu ficar mais sentado e todos dançavam em pé as últimas músicas do show.


O Clube do Choro é uma ambiente pra todos os públicos. Tem gente que vai em família, em casal e até sozinho. Eu, particularmente, sempre vou com o Lucas e acho o espaço mega romântico, sempre comemoramos nossas datas especiais lá e já tivemos oportunidade de prestigiarmos artistas como Altamiro Carrilho, Sebastião Tapajós, Yamandú Costa e Carlos Malta.



(Ignorem meu cabelo, tinha pegado chuva durante a tarde e não tive tempo de arrumá-lo antes do show, então improvisei)


Meu amor estava lindo como sempre! Tomando caldo de feijão hahaha 


Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esse grande músico, desculpa se entendiei alguém com tantas informações, mas me empolgo falando de música, porque pesquiso bastante antes de escrever o post e acaba sendo um aprendizado pra mim também!

Um grande beijo e até já!

Me acompanhem também nas redes sociais:

6 comments:

  1. Oiii, gostei das imagens, e eu também amo música,
    e sempre quero saber e compartilhar de tudo. Ainda mais que sou beemmm eclética. *--*
    Ah, eu não conhecia ele, não; e sou do Sul. :*

    http://apartirdos-23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal! Aqui no blog tem uma coluna antiga chamada "quartas musicais" onde sempre fazia um top 5 musical dos meus gêneros favoritos: black music, jazz, bossa nova, etc. Espero que goste!

      Excluir
  2. Adorei as fotos, o lugar parece ser lindo. Já tinha ouvido falar no Armandinho, mas nunca parei para escuta-lo, me parece ser um ótimo músico. Adorei o post, ficou lindo, Parabéns.
    E acho que vou dar uma chance para o Armandinho, vai que ele agrada os meus ouvidos. Parabéns minha flor *------*

    blog-quemsoueu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marina! Se tiver a chance por favor vá num show dele, uma das melhores coisas hahaha
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Van! Tudo bem?
    Aqui, na cidade onde moro, tem vários lugares assim e eu simplesmente amo. ♥ Quase ninguém concorda comigo, mas eu trocaria facilmente uma noite de balada para um barzinho com música ao vivo, comendo algum aperitivo e jogando conversa fora com pessoas queridas. Tem coisa mais gostosa do que isso? <3

    Seu post foi muito elaborado! Parabéns! Nunca imaginei que a guitarra elétrica fosse tão brasileira assim, fiquei até orgulhosa! Hahahah.

    Beijinhos.
    www.minineko.org (Sim, mudei de url)

    ResponderExcluir
  4. Que lugarzinho gostoso! E ainda tem caldinho de feijão... era no copinho? nhaaaam, amo isso!
    Eu gosto muito mais de ir em lugares assim, que dá pra curtir, comer, conversar...

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo