> Perhappiness: O cânone literário e os clássicos! | Vídeo-Discussão!
         
 

O cânone literário e os clássicos! | Vídeo-Discussão!

01 dezembro 2014


Afinal, o que é o cânone literário e quem define um livro como "clássico"? Uma obra já nasce clássica ou ela se torna clássica? E quando isso acontece? A sociedade possui algum papel ativo na definição do seu cânone ou essa é uma responsabilidade exclusiva da "elite intelectual brasileira"?


Não se esqueça de clicar em "gostei" pra mim e de se inscrever no canal caso ainda não seja inscrito!


Um grande beijo e até já!


Me acompanhem também nas redes sociais:

3 comments:

  1. Minha querida!
    Vou comentar por aqui também, é a Salieri que está falando.
    Então, além de tudo isso que você citou, um "clássico" também possui um alto valor artístico e estético, capaz de impactar o leitor de tal modo que seu conhecimento de mundo seja colocado em cheque e, a partir dessa desestruturação do seu pensamento, emerja uma nova forma de olhar o mundo. Desse modo dizemos que um leitor, ao se dar com uma obra, tem um horizonte de expectativas, e tão maior é o valor artístico dessa obra quanto é a sua capacidade de sair fora desse horizonte, de provocar-lhe algo novo, seja por meio da mensagem que passa e, principalmente, pela sua própria construção de significados que nunca se fecha, provocando novas interpretação a cada leitura feita, mesmo que sejam feitas infinitas leituras. E, pra mim, talvez seja essa a grande diferença com a literatura de massa. Enquanto um clássico promove uma desestruturação do seu horizonte de expectativas, a literatura de massa confirma esse horizonte. Pensemos em "Os miseráveis" de Victor Hugo que quando apresenta tanto a visão do ladrão que rouba comida, quanto a visão do capitão que segue o sistema sendo um "bom cidadão", de certa maneira dá um nó na nossa cabeça e provoca uma série de reflexões sobre as mais variadas situações. Isso sem contar que esse livro foi responsável por mudar uma lei na França, a do furto famélico (depois pergunto minha prof as referências que ela consultou para descobrir isso =P)
    Claro que esses valores a respeito do valor artístico e do valor estético mudam com o tempo, e isso faz com que a noção de clássico (como sinônimo de cânone) também mude. É exatamente isso que faz com que obras que eram clássicas deixem de sê-lo e outras entram para esse seleto grupo.

    Mas, olha, simplesmente amei ver um blog com tantos seguidores como o seu discutindo teoria literária. Um orgulho! Continue assim, continue escrevendo e se interessando por tudo isso. Seguramente você vai longe.

    Um abração!

    Salieri

    ResponderExcluir
  2. adorei o vídeo,mas seu cabelo tá mt seco. faz uma hidratação profunda ou usa novex noturno pra dar uma melhorada no seu cabelo.
    só uma dica n fique com raiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não to com raiva =) Esse vídeo foi gravado há um mês atrás, mas só tive tempo de editar/postar agora. Meu cabelo já tá bem melhor e tenho inclusive outros vídeos no meu canal sobre cuidados capilares! Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo