> Perhappiness: Desafio de Escrita #PHpoemaday | Dezembro 2014!
         
 

Desafio de Escrita #PHpoemaday | Dezembro 2014!

13 novembro 2014


O evento mais aguardado do último semestre de 2014 chegou! Se você ficou de fora da primeira edição, essa é sua chance de embarcar em uma das melhores experiências de escrita que já fiz parte! Se você está caindo aqui de paraquedas e não faz a menor ideia do que é esse evento, clique aqui para conferir o vídeo que fiz sobre a primeira edição! Se você tiver com preguiça, eu resumo pra você em poucas linhas: durante o mês de dezembro, eu e mais uma penca de pessoas nos juntaremos para escrever um texto novo por dia durante todos os últimos 31 dias do ano! O texto será sempre inspirado no tema daquele respectivo dia, mas a interpretação é livre e sem limites! O gênero textual também é a sua escolha: desde poemas-minuto, haikais, até contos e crônicas. O que sua imaginação permitir!


COMO PARTICIPAR DO POEM A DAY


♥ Pegue um papel e uma caneta. {Ou, caso você seja mais adepto das vias tecnológicas, utilize qualquer editor de texto à sua escolha}.
♥ Verifique a lista do mês para saber qual o tópico do dia. {O número corresponde a data do mês}
♥ Escreva um texto usando o tópico do dia como inspiração.
♥ Depois que tiver escrito seu texto, será preciso divulgá-lo. Essa é a parte divertida. Você pode compartilhá-lo em qualquer rede social à sua escolha, mas pra mim as melhores são Facebook, Instagram e Twitter. Certifique-se de adicionar a hashtag #PHpoemaday na sua postagem para que eu e outras pessoas possamos saber que você também está participando do desafio! Se você preferir postar seus textos no seu blog, basta adicionar o link da postagem em alguma dessas outras redes sociais e adicionar o hashtag ao lado do link!

Se você gosta de compartilhar pelo Facebook, também poderá gostar de participar do grupo do desafio por lá: clique aqui para participar.

♥ Agora que você compartilhou, confira os textos dos outros participantes. Você pode encontrar todos os textos clicando na hashtag #PHpoemaday em qualquer rede social e é super legal comentar e conhecer os outros escritores também!


ONDE PARTICIPAR


♥ Instagram: Tudo bem, você não pode postar um texto diretamente no Instagram, mas você pode postá-lo como legenda de qualquer foto ou pode simplesmente tirar um print do seu texto (ou de uma parte dele) e postar por lá junto com um link para conferirmos o texto na íntegra. (Tudo sempre com a hashtag #PHpoemaday).

♥ Facebook: Você tanto pode postar diretamente no seu mural pessoal como pode postar no mural do Perhappiness (clique aqui pra curtir a página) ou até mesmo no grupo do PH Poem A Day. Agora que o Facebook também aceita hashtags, não deixe de usá-las!
♥ Blog: Se você tem um blog, pode escolher postar diariamente seus textos por lá ou fazer posts semanais com os textos escritos. Depois é só lembrar de compartilhar o post em alguma rede social para que possamos conferir a sua participação.
♥ Tumblr: Assim como no blog, você pode escolher se posta diariamente ou semanalmente (ou até mesmo se faz um grande post no final do mês), mas também é importante compartilhar o link dos posts em alguma rede social para que possamos encontrá-lo!
♥ Twitter: Como seu texto muito provavelmente terá mais que 140 caracteres, o Twitter é uma opção para aqueles que postarão em algum Blog ou Tumblr e precisarão compartilhar o link do post com a hashtag #PHpoemaday para acompanharmos a sua participação.

O QUE É O TOP 3

Todos os dias eu passarei algum tempo lendo os textos postados e escolherei três deles para compartilhar na página do Perhappiness e no grupo do Facebook.  O Top 3 não é nenhuma competição e nem tem nenhum prêmio pros escolhidos. Essa é simplesmente uma forma de ajudar os maravilhosos escritores que estão participando do desafio, já que são muitos textos escritos todos os dias e nem sempre é fácil ser lido por todos.

UM POUCO MAIS SOBRE OS TÓPICOS DESSE MÊS

Cada tópico pode ser interpretado da forma que você achar melhor, por isso não se prenda a nenhuma regra e faça da forma que te der mais inspiração. Abaixo eu falo um pouco sobre o que EU pensei na hora de criar cada tópico, mas como eu disse você não precisa se prender a nada disso.

1. O começo: Ok, já estamos começando o mês com um tema extremamente subjetivo, mas simplesmente fale sobre um começo. Pode ser o começo da sua vida, o começo do seu relacionamento, do seu curso. Um começo difícil. O começo da sua história (literalmente e metaforicamente falando).

2. A memória: Esse foi um tema muito pedido por vocês, então acho que dispensa muitas explicações! Escreva sobre uma memória que tenha, uma memória que gostaria de ter tido, uma memória que sabe que jamais conseguirá ter. Escreva sobre lembranças e saudades. Ou seja criativo e escreva uma história sobre um personagem que perdeu a memória, um homem sem memórias, o céu é o limite! (Se bem que a história da amnésia combina mais com o próximo tópico!)

3. O esquecimento: Acho que só criei esse tópico porque as possibilidades em torno da memória/esquecimento/lembranças/saudades são infinitas. Você pode falar sobre aquele seu colega de infância que era tão importante, mas que hoje você não consegue lembrar nem o nome. (Essa sou eu tendo crise de idade depois que percebi o tanto que minha memória começou a falhar). Quantas coisas boas eu posso ter vivido das quais não me lembro mais? Você também pode falar sobre uma pessoa que era muito esquecida, alguém que esqueceu um brinquedo no ponto de ônibus e que foi achado por outra pessoa. Ou até mesmo ser filosófico demais e escrever sobre como um dia todos nós seremos esquecidos pela história. (Ok, desculpa o drama)

4. O verão: Outro tema muito pedido! Estações do ano sempre dão inspiração e nada mais justo do que homenagear a estação em que estamos! Pode falar sobre praia, férias, ou uma história de amor de verão!

5. O sabiá: Só porque você não pode se considerar um artista brasileiro de verdade até o momento em que escrever uma história inspirada no sabiá. É sério. Só dar uma rápida procurada na quantidade de músicas que falam sobre sabiá por aí. Aproveita pra escrever o texto escutando Alceu Valença ou Geraldo Azevedo, ok?

6. O cabelo: Foi o tema que surgiu na minha mente depois de receber algumas sugestões repetidas sobre "vento" e "férias". Só me veio o cabelo de uma pessoa balançando ao vento e no final foi cabelo que ficou. (Juro que o fato de eu ser "apaixonada por homens de cabelos compridos" não teve nada a ver com isso). Mas quem sugeriu esses outros temas pode aproveitar pra escrever sobre isso aqui também! 

7. As margaridas: Se vocês participaram da primeira edição do PH Poem a Day, sabem que eu sou completamente apaixonada por imagens na poesia. Os girassóis continuam sendo os meus favoritos, mas adicione uma margarida em qualquer momento, em qualquer situação e verá como tudo ficará mais bonito.

8. A Montanha e o Rio: Eu não sou a única que gosta de imagens. Muitos deram sugestão de mar, montanha, moinho de vento... Aproveitei pra juntar dois grandes símbolos em um único tema. Símbolos muito fortes e distintos. Pra melhorar tudo, esse é o título de um todos MELHORES LIVROS DE TODA A MINHA VIDA. Se você ainda não conhece, procura pelas minhas resenhas aqui no blog correndo e aproveita pra já fazer seu pedido na internet!! Dá tempo de ler e se apaixonar antes mesmo do PH Poem a Day começar e encontrar o dobro de inspiração pro tema desse dia.

9. A loucura: Loucura, alucinações, insanidade... Outro tema muito pedido por vocês que é bem auto explicativo.

10. O eclipse: Outra sugestão que eu acatei por motivos de: mais uma imagem mega poderosa. E por algum motivo os eclipses são meio negligenciados, né? Nunca li uma história que fizesse essa menção. Mas vocês podem utilizar da maneira que acharem melhor na história de vocês!

11. A Fantasia: Coloquei esse tema pra abarcar uma boa quantidade de ideias que deram. Podem falar sobre magia, sobre as fantasias que um personagem tem (tanto literal quanto metaforicamente falando) ou pode simplesmente aproveitar pra escrever algo no melhor gênero literário da face da terra: o Realismo Fantástico!

12. O Som ao Redor: Me inspirei num dos melhores filmes brasileiros dos últimos tempos pra juntar alguns temas sugeridos: o som e a voz. Pode falar da voz da pessoa amada ou de qualquer outro som que inspire sua história! Também vale ser literal e descrever os sons que você escuta a sua volta.

13. O marinheiro: Minha ideia era criar uma história usando o marinheiro como um dos personagens. Quem aí gosta de história de navegantes? 

14. A clavícula: Provavelmente o tema mais away/difícil da lista. Mas me pediram pra colocar partes do corpo entre os temas e eu não podia facilitar! Além de ser um nome poeticamente lindo (sério, adoro o som dessa palavra) também é uma parte do corpo que admiro bastante. Aproveitem pra fazer um poema mais sonoro, ritmado, brincando com o som das palavras (ou o que tiverem mais facilidade!).

15. O café: Eu, particularmente, odeio café. Mas reconheço que é um traço marcante na personalidade de muitas pessoas. O cheiro do café, a dependência do café, a razão por trás da necessidade do café. Também pode ser simplesmente o cenário da sua história, o lugar onde dois personagens se encontram.

16. A respiração: Dê alguma descrição sobre a respiração do seu personagem em qualquer momento da história. Pode ser ofegante, agitada, pausada. Só não vale aquele clichê "então soltei a respiração que nem percebi que estava segurando até agora" PORQUE A LITERATURA NÃO MERECE.

17. O perdão: Arrependimento foi um dos temas sugerido por vocês e acho que o perdão abrange mais coisas. Você pode falar sobre seus arrependimentos em busca do perdão desejado. Pode falar do perdão que precisa dar a alguém. Da culpa, do peso que carrega. Aproveite esse tema pra cavar fundo e colocar tudo pra fora!

18. Seu(s) ídolo(s): Não sei vocês, mas eu sempre me inspiro nos meus grandes ídolos e no trabalho deles pra criar meus próprios texto. Sejam ídolos da literatura, cinema, música, ou qualquer outra arte. Aproveite pra buscar inspiração neles também!

19. Sua profissão: Não é pra escrever um texto explicativo sobre sua profissão, ok? A menos que você queira, claro, mas vamos tentar manter tudo no âmbito mais literário. Escreva sobre um personagem que tenha a mesma profissão que a sua, crie uma situação envolvendo o mundo do trabalho. E se você ainda não tem profissão nenhuma, escreva sobre as que deseja ter!

20. Seus pecados: Mais um tema pra abordar o perdão, peso, culpa e arrependimento. Afinal, temas assim merecem mais dias sobre eles. Aproveitando que estamos no último mês do ano e queremos nos redimir pelo que fizemos ao longo do ano. Ou simplesmente confessar algumas verdades.

21. O ego: Como eu sei que tooodo mundo ama falar de si mesmo, esse tema foi colocado aqui apenas pra isso. Pode ser egoísta e criar um personagem igualzinho a você! Mas vou amar as pessoas que conseguirem pegar esse tema e fazer algo fora do esperado, fikdik.

22. 2ª pessoa do discurso: Um verdadeiro desafio de escrita agora pra vocês: quero ver quem consegue escrever na 2º pessoa do discurso. NADA DE PRIMEIRA OU TERCEIRA PESSOA ok??? Dessa vez tem que levar o desafio ao pé da letra, não vale roubar.

23. Pretérito Imperfeito: Escrever no pretérito imperfeito não é desafio pra ninguém, aposto que é o tempo verbal preferido de muita gente, então coloquei aqui mais pela brincadeira que temos com as nomenclaturas dos nossos tempos verbais. Podem interpretar como quiserem!

24. A antecipação: Hoje é dia 24 de dezembro e está todo mundo esperando o Natal chegar. Aproveite pra usar esse sentimento de antecipação em alguma história bem diferente.

25 O vermelho: Pra quem queria falar sobre o Natal nesse dia: pode fazer isso partindo da cor vermelha. Aqueles que não gostam do Natal e não tem interesse em falar sobre isso, aproveitem as outras milhões de conotações que o vermelho possui e se divirtam!

26. Sua família: Escreva sobre uma família. Se inspire na sua própria família ou naquela que gostaria de ter. Invente casos de família, crises familiares. Qualquer coisa dentro desse universo está valendo!

27. O violão guardado: Sim, preciso confessar que foi a música de Caetano Veloso que inspirou o tema do dia de hoje. Mas não tem problema, porque ele é completamente subjetivo e quero ver qual o significado que esse violão guardado vai ter na história de vocês!

28. O arranhão: Pra mim o arranhão também é uma imagem muito forte. Ninguém sabe qual pode ter sido a causa daquele arranhão. Pode ter sido maus tratos ou simplesmente um amor ardente. Pode ser um arranhão metafórico ou pode ser simplesmente característica de um personagem mais estabanado.
29. A morte: O TEMA DE 2014. O ano simplesmente não podia acabar sem falarmos sobre isso. Desculpa, mas não me lembro de um ano em que mais artistas morreram do que em 2014. E não qualquer artistas, mas simplesmente os mais importantes pra literatura brasileira e mundial. E não só literatura. Em 2014 foi a primeira vez que perdi um ente querido. Dois pra completar o choque. Com certeza extravasarei todos os meus sentimentos de perda nesse dia, será uma terapia pra mim. Mas claro que nem todo mundo precisa encarar o tema dessa forma. A morte pode ser metafórica, por ser engraçada, pode ser crítica... e por aí vai!

30. O paraíso: Se tem morte tem que ter paraíso né?? E novamente podem falar do que quiserem, devanear sobre o paraíso que imaginam, que desejam. Sobre o paraíso na terra...

31. O fim: O fim do mês. Do PH Poem a Day. De 2014. E tenho certeza que é o fim de mais um milhão de coisas que só a gente sabe. No dia seguinte vai ter um recomeço e você pode aproveitar pra falar disso, mas quem quiser focar apenas no fim está mais que convidado!

Isso é tudo que você precisa saber pra participar do #PHpoemaday! Se ainda tiver restado qualquer dúvida, é só deixar nos comentários! Muito obrigada a todo mundo que participou da primeira edição do desafio e ajudou a torná-la um sucesso! A todo mundo que estará de volta pra segunda edição e a todos aqueles que estão participando pela primeira vez! São vocês que tornam o desafio tão divertido assim Se puderem, também gostaria de contar com o apoio de vocês curtindo e seguindo o blog em todas as redes sociais, pois, apesar da diversão, dá um certo trabalho para organizar essas coisas e ao seguir o Perhappiness nas redes sociais, você contribui para o reconhecimento do meu trabalho!



Um grande beijo e até já!


Me acompanhem também nas redes sociais:

7 comments:

  1. Oi, Chanice!! Como vai?
    Amei os temas do Poem A Day <3 Com certeza participarei novamente, e já tenho algumas ideias! Sinto muito por suas perdas... Esse ano muito artista morreu, mesmo; dois tio-avôs meus também se foram - coitado do meu avô, ficou tão tristinho... :( Enfim, também gostaria de agradecer a você por ter começado esse maravilhoso projeto! Se não fosse por ele, acho que nunca teria descoberto que eu gosto de escrever poemas - mesmo que eles não sejam tão bons hahahah Acho que dessa vez vou me desafiar em dobro e escrever um poema e um conto, só para expandir um pouco mais os meus horizontes.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Legaaaaal, poxa cara, se eu já não estive envolvida em tantos projetos participaria com certeza! Até pq não gosto de embarcar e algo e fazer tudo mal feito, mas foi bom ficar por dentro.

    Eu fico curiosa pois toda vez que venho aqui no seu blog e leio uma postagem depois vou ver os comentarios do fb e tipo, um monte de gringo comentando coisas aleatórias, isso é algum erro? haha sei lá

    Beijão!

    www.anandamaciel.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa! Eu entrei no desafio passado, em cima do laço, faltava meia hora pro fim do primeiro tema, fiz dois temas em uma hora, pra não ficar de fora!
    Tu não faz ideia da proporção que o desafio toma. Através dele eu conheci um monte de gente com talento absurdo, camuflado em apenas um usuário do facebook.Aconteceram 2 coisas extremamente interessantes pra mim, a 1ª foi de encontrar sem querer a minha resposta para "Uma Carta para Hazel
    " no tema "Personagem literário- do dia 13/06" e a 2ª foi do tema do dia 29/06 "O Deserto", que acabou ganhando sequencia a pedidos dos leitores!
    O projeto realmente instiga a vontade de escrever, a sede de quem lê e a curiosidade para saber quem também escreveu!
    eu queria te dar os parabéns pela ideia! E que eu não sei como vou fazer para postar no natal e na virada, mas que eu estarei presente é 100% de certeza!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa. Conheci seus videos através de um compartilhamento e gostei bastante. Temos absolutamente a mesma opinião sobre "quem tem cacife para falar de literatura". Me identifiquei na hora hahahaha Depois passei a assistir todos os outros e estou gostando muito! Adoro escrever e vou participar do projeto. Voltarei aqui mais vezes, com certeza. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Puta que pariu, eu amei esse projeto e fiquei super afim de participar, ta rolando o de janeiro já? Acabei de pedir pra entrar no grupo do facebook. E tenho uma inveja branca maravilhosa de pessoas que como você tem ideias maravilindas assim ♥

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo