> Perhappiness: Mentirosos, de E. Lockhart
         
 

Mentirosos, de E. Lockhart

21 outubro 2014


Minha mãe, adorável e alta, com lindos cachos e uma boca rígida e amarga. Suas veias nunca estavam abertas. Seu coração nunca saltava e caía, desprotegido, sobre o gramado. Ela nunca derretia e vira uma poça. Era normal. Sempre. A qualquer custo.

Mentirosos vai contar a história da família Sinclair: uma família rica, tradicional, democrata e perfeita. Pelo menos é isso que eles precisam aparentar. É nisso que eles devem acreditar.


Todos os anos a família se reúne em sua ilha particular para passar o verão, e essa é a melhor época do ano para os primos Cadence, Mirren e Johnny. E para Gat, o melhor amigo de Johnny que sempre o acompanha nas viagens.

Johnny é estalo, iniciativa e sarcasmo. Mirren é açúcar, curiosidade e chuva. Gat era todo contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte.


E tudo que sabemos sobre a Cadence é que ela é a narradora da nossa história e que algo terrível aconteceu no Verão dos Quinze. Seja lá o que houve, a memória de Cadence ficou prejudicada no incidente e, ao longo da trama, nós acompanhamos sua jornada até que ela recobre suas lembranças.

Foram tantas coisas que me surpreenderam positivamente com a leitura de Mentirosos, que não sei nem por onde começar os elogios. Acho que o primeiro aspecto são os diálogos: finalmente encontro um livro de YA Contemporâneo que está recheado de diálogos fortes, inteligentes e reais. Diálogos que nos fazem refletir a cada momento. Além disso, a narrativa em primeira pessoa não é uma desculpa para digressões infinitas e sem sentido. E. Lockhart é exata, objetiva e não perde nenhum tempo com enrolações. Ela sabe o tempo exato da narrativa.

Tudo isso fica ainda melhor com o nível de excelência que a autora apresenta em sua escrita. Diferente de qualquer livro do gênero que já tenha lido, repleto de metáforas tão literais que assustam, mas sem usar o recursos de forma excessiva. A leitura é intensa e envolvente e meu único alerta é: esteja psicologicamente preparado. Se você, assim como eu, se envolve facilmente com histórias e se afeta emocionalmente, esteja avisado que Mentirosos se trata de um sick-lit e, portanto, aborda temáticas mais sérias e pesadas. Há possibilidade de lágrimas pelo caminho.

Sempre que Gat dizia essas coisas, de modo tão causal e verdadeiro, minhas veias se abriam. Meu pulso se abria. Eu sangrava pela pala das mãos. Ficava com tontura. Saía cambaleando da mesa ou desmoronava em uma agonia silenciosa e constrangedora, esperando que ninguém da família notasse (...) Quando o sangue pingava em meus pés descalços ou escorria sobre o livro que estava lendo, ele era gentil. Envolvia meus pulsos em gaze branca e macia e me fazia perguntas sobre o que tinha acontecido...

De críticas negativas só tenho 2 a fazer: a primeira é que a experiência da leitura depende inteiramente de um mistério e, se você por acaso descobrir o spoiler, sua experiência provavelmente estará arruinada. Não gosto de livros que dependam desse fator, mas felizmente eu não fazia ideia do que esperar, então pude ser surpreendida e ter a melhor leitura possível. A segunda crítica é em relação ao título: Mirren, Johnny, Cadence e Gat eram considerados os "Mentirosos", apesar deles não mentirem em NENHUM momento. Na verdade, da família Sinclair, eles eram os únicos que estavam cansados de tanta mentira.

Nota: 5/5 



Se preferir, confira a resenha em vídeo:


Não se esqueça de clicar em "gostei" pra mim e de se inscreverem no canal Central da Leitura, caso ainda não sejam inscritos!


Um grande beijo e até já!

*Livro cedido como prova antecipada pela editora Seguinte

Me acompanhem também nas redes sociais:

4 comments:

  1. Verdade, viu? Spoiler já é uma coisa complicada e nesse caso É DEVASTADOR. Tivemos sorte :) Os diálogos e as metáforas da autora são tão inesperados e bem colocados que chegam a assustar. É o tipo de história que eu gostaria de ter escrito hahahhahaha

    obs estranha: eu li essa resenha com tua voz na cabeça, tipo

    Ah, e cuide de ler o outro livro da E. Lockhart, acho que tu vai gostar também!

    ResponderExcluir
  2. Van, tava pensando justamente agora que nunca mais tinha visto você fazendo resenha hahaha

    Concordo que é muito fácil estragar alguns livros de mistérios (o que eu tenho reparado que curto bastante), um pequeno spoiler pode ser o fim do livro. Adoro diálogos fortes e que nos fazem refletir. Adoro livros reflexivos, na verdade. Então, lá vai mais um livro para a minha lista infinita de desejados!

    Beijão!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Amooooo livros com diálogos REAIS, os que eu escrevo, na minha opinião, nunca parecem reais ;(.....
    Vou guardar o link daqui para ver a resenha em vídeo quando tiver no pc, nunca vi uma resenha em vídeo!
    Eu ainda não conhecia esse livro, e adorei conhecê-lo por aqui, sua resenha ficou ótima!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  4. Spoilers já estragaram leituras minhas, uma delas do famigerado "A Menina Que Roubava Livros", nunca terminei a leitura e não senti a emoção no filma. Aliás, ótima resenha, fiquei curioso pelo livro. Ah, seu cabelo muito é maneiro e o seu sotaque gostoso de ouvir. :)

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo