> Perhappiness: Sobre fazer parte do grupo de pessoas que sonham
         
 

Sobre fazer parte do grupo de pessoas que sonham

22 junho 2014


Poucas pessoas tem a sorte de saber numa idade tão baixa o que elas querem fazer pro resto da vida. Na verdade, mesmo aos 18 anos (que é quando todos esperam que estejamos prontos para tomar essa decisão), não me lembro de ninguém que não tenha se desesperado na hora de escolher o curso desejado para o vestibular... Todos sabiam que aquela decisão provavelmente definiria de maneira definitiva o rumo que a nossa vida tomaria dali pra frente. E a grande maiorias das pessoas se assusta com essa ideia.

Mas não eu. Eu nunca fui uma dessas pessoas. Sempre me inclui naquele outro grupo de gente que tem a vida inteiramente planejada, aquela pessoa que já sabe exatamente o que vai acontecer na sua vida em fevereiro de 2024, porque passou muitos anos sonhando com cada detalhe do futuro. E sonhar é uma das únicas coisas que não posso jamais reclamar por ter feito de menos.

Aos nove anos eu já sabia o que queria fazer pro resto da minha vida e não me assustei nem um pouco com a ideia. Nada fazia mais sentido do que me tornar escritora, e saber disso ainda tão jovem só me traria a vantagem de realizar meu sonho mais rápido ainda. Infelizmente, mais de 9 anos depois, também não foi assim que as coisas aconteceram.

Assim como passo muito tempo da minha vida sonhando com o meu futuro, também passei tempo o bastante refletindo sobre aquilo que estava me impedindo de tirar o meu futuro do plano dos sonhos e passá-lo pro plano da realidade. E a causa desse atraso não poderia ser a mais banal de todas.

Eu passei tanto tempo desejando O futuro, construindo meus sonhos e pensando em como eu queria exatamente que as coisas acontecessem, que tenho medo do resultado ser decepcionante. Tenho medo de decepcionar a Chany dos 9 anos de idade com um livro que não vai ser um best-seller, com histórias que as pessoas não vão gostar de ler e que nenhuma editora vai querer publicar. Tenho tanto, mas tanto medo do fracasso, que esse medo me impede sequer de começar. E toda vez que começo a escrever... Ou toda vez que termino de escrever, a crítica dentro de mim me fala coisas que jamais repetiria em voz alta.

Tem sido assim desde sempre, mas não quero que continue assim pra sempre. Criei o projeto PH Poem a Day também pra me forçar a postar meus textos publicamente. Não para receber elogios das pessoas, mas pra me conscientizar que meus primeiros textos não serão os melhores. E me sentir bem com isso. Nem tudo que eu escrever será bom, não serão todas as palavras que encontrarão leitores. Porque a escrita é um processo muito mais do que um talento.  Eu não nasci uma escritora pronta, mas me tornarei uma. Em um processo muito, muito longo. E não acredito que nem Gabriel García Márquez só tenha escrito belas palavras, que nem ele tenha deixado alguns poemas ruins pelo caminho.

Eu agradeço pelos textos ruins que produzi, porque sei que eles fazem parte desse processo. E sei que me torno uma escritora melhor a cada palavra nova que produzo. Talvez meu primeiro livro seja recusado por algumas editoras e, talvez, (por mais difícil que seja pra Chany dos 9 anos lidar com essa ideia), mesmo se ele for publicado, ele poderá ser muito menos que um sucesso. Mas ele jamais será um fracasso.

Porque ele será a morte do medo.

Me acompanhem também nas redes sociais:

7 comments:

  1. Adorei sua postagem, Chanice! Eu simplesmente mudo de ideia de que faculdade quero fazer TODOS. OS. DIAS. Você não tem noção. Tudo bem, eu quero ser escritora, mas ninguém aqui em casa vai me deixar parar por, sei lá, um semestre só pra ficar escrevendo meu livro. Eu também tenho medo de ser um fracasso e nunca acho que o que escrevo está bom o suficiente, por mais que alguém fale que está perfeito. Às vezes eu espero tanto de uma história minha que acabo sem saber como lidar com o resultado. Falo pra minha mãe sobre os meus medos de não ser publicada ou, pior, de não conseguir nem terminar de escrever um livro, e ela sempre me diz que pode parecer difícil, mas não é impossível.
    Boa sorte nessa sua jornada de escritora, porque você escreve muito bem, de verdade. Todos nós já escrevemos algo que, apesar de não nos orgulharmos agora - olá, fanfics antigas -, teve uma escrita ou uma ideia péssima e naquela época estava bom. Isso é o avanço. É daí para melhor.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa.

    Parabéns pelo texto. Bom, se você tem 18 anos, tenho exatamente o dobro da tua idade. E escrevo mais ou menos desde os 15 (quando escrevi meu primeiro conto), mas já escrevia letras de músicas desde os 12, por aí. Se o teu sonho é ser escritora, não existe atalho: tem que ler muito e escrever muito. Vai ficar ruim? Não importa, continue praticando, se possível todos os dias. A única forma de aprender a escrever é escrevendo. Muito.

    Teu primeiro livro vai ser recusado? Não sei. O meu primeiro foi; aí reescrevi, coloquei outros contos. Foi recusado também. Então escrevi um romance, mandei para editoras e concursos. Recusado. Escrevi uma novela, tentei uma bolsa, cinco vezes. Foi recusada. Mandei para concurso. Recusada. Reescrevi a novela, uma outra versão, quase uma outra história. Resultado do concurso no fim do ano. E estou escrevendo o “Piano Para Pequena Clara”, uma nova novela, um capítulo por dia (mais ou menos) e publicando no meu blog e no facebook.

    Então, se é isso mesmo que tu quer, só tenho uma coisa a dizer: perseverança. E não desista.

    Grande abraço e continua escrevendo,

    Daniel Rocha

    ResponderExcluir
  3. Holla and Konichiwa Vanessa!

    Você criou um texto excelente, senti como se lesse um diário secreto de uma adolescente (rsrsrs). Eu pude me ver em um espelho. Pois muito das suas inseguranças eu também compartilho. Eu tenho exatos 17 anos, e meu sonho sempre foi escrever; apesar de amar aquarelas também. E ambas sabemos o quanto difícil é publicar no Brasil e até mesmo no exterior, pois muitos não são levados à sério. Mas que saber? Sonhar e melhor coisa que existe. Sentar, beber um bom Frappuccino e escrever coisas que apenas a liberdade da sua imaginação permite é maravilhoso. Pura paixão. E acima de tudo: Força. Muitos te criticarão, como me criticam, falaram mal de você, e te vão de injuriar, mas você mostrará que é uma escritória excelente e sempre terá sua voz entre o club. Tente bolsas. Divulgue até nos poste da rua. Como aquele velho ditado diz: "Sem dor, sem ganho". E convenhamos: Se a blogueira Bruna Vieira conseguiu publicar uma trilogia, por quê você não? :)

    Grandes beijos, acenos de longe, cafunés e atitudes de vencedora. AMO SEU VLOG! <3

    - Bre Lee.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, principalmente por me identificar muito com ele. Também fazem nove anos que planejei o meu futuro e decidi ser um escritor, e até agora não tem apresentado os resultados que eu esperava. Só que olhando para trás vejo que o que eu escrevi não está bom, e fico feliz de enxergar isso, pois pelo menos é um indicio de que hoje consigo escrever algo melhor e foi graças a todos essas "imperfeições" no caminho que consegui chegar até onde eu cheguei. O importante é sempre continuar tentando, mesmo que as frustrações nos deixem para baixo e nos façam querer desistir de tudo (como acontece muitas vezes quando se recebe uma negação de uma editora ou não consegue vencer algum concurso), contudo esta é a única maneira de conseguir crescer, através da persistência, trabalho duro e amor a escrita.

    ResponderExcluir
  5. Amei o seu texto, me emocionei. Faço parte do grupo de pessoas que já sabem o que querem desde cedo, mas estou caminhando feito tartaruga rumo aos meu sonho, estou a anos luz de distância do meu sonho por medo também. Seu texto me faz refletir sobre isso :/ Desejo que você consiga realizar todos os seus sonhos de escritora, gosto de tudo que você escreve... vai ser sempre assim, pessoas gostam outras não. Mas o importante é o que você disse: a morte do medo.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, você veio ao mundo pra fazer sucesso independente dos obstáculos que possam surgir no seu caminho, eu nunca terei dúvidas disso! J.K. e o George Martinn tiveram suas produções recusadas, tenho a impressão de que você escolheu uma carreira feita de contatos e oportunidades. Tudo o que eu posso fazer agora é orar e torcer para as energias do Universo guiarem as boas oportunidades na sua direção! Eu te amo demais e me orgulho da sua capacidade, iniciativa, talento e tenho certeza que está destinada grandes feitos! To com saudades :)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Van! É isso aí menina, vamos passar por cima desse medo que de uma coisa todo mundo já sabe: você escreve bem! :)

    E a vida é assim mesmo, primeiro temos que começar debaixo e ir crescendo. Sinceramente, acho esse processo muito bonito! Você parar e olhar para trás e percerber o quanto cresceu amadureceu, o quanto os problemas da sua eu de 9 anos era tão poucos diante do que você já passou e diante do que estar por vir (porque a vida sempre, SEMPRE vai nos desafiar e vamos ter que erguer o pé para dar um belo de um chute na pedra no meio do caminho do Chico).

    Dou maior apoio ao projeto que você criou e queria muito participar (sinto falta de escrever textos além de resenhas). Também super apoio a publicação da sua primeira história ;)

    Então, se precisar de uma leitora para o projeto do seu livro, pode contar comigo!

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo