> Perhappiness: O que é Realismo Fantástico?? | Top 5 Indicações!
         
 

O que é Realismo Fantástico?? | Top 5 Indicações!

11 março 2014


Se você já acompanha o Central da Leitura há um tempo, sabe que o meu gênero literário favorito é - sem pensar duas vezes - Realismo Fantástico. Eu amo livros desse gênero e sei que nenhum outro estilo consegue causar um impacto maior em mim, por isso vocês sempre verão no meu blog recomendações de livros, mas infelizmente nem todo mundo conhece esse gênero. 
Afinal, o que é esse tal de Realismo Fantástico? No vídeo abaixo eu faço uma breve explicação e dou dica de 5 livros que vocês podem ler pra compreender melhor as possibilidades desse estilo. Se preferirem, abaixo do vídeo farei essa mesma explicação num post escrito, então você pode escolher o que acha melhor: ler ou assistir o vídeo!


Não se esqueça de clicar em "gostei" pra mim e de se inscrever no canal caso ainda não seja inscrito!


O Realismo Fantástico (ou Realismo Mágico como é conhecido em outros lugares do mundo) surgiu na América Latina e só esse motivo já seria o suficiente para que eu gostasse mais desse gênero do que dos outros: ele é muito mais próximo de nós. É o único gênero que eu já tive contato que não teve sua origem na Europa, o que faz com que ele compreenda bem mais a nossa realidade aqui no Brasil e colabora para a nossa maior identificação com o estilo.
Deixando as origens de lado, a primeira coisa que você precisa saber sobre Realismo Fantástico é que ele é muito mais realista do que fantástico. Você nunca encontrará elementos de alta fantasia nele, como seres fantásticos característicos do gênero sobrenatural. Os elementos fantásticos aqui estão em presença menor compondo o plano de fundo da história e jamais serão o ponto principal de uma narrativa, pois eles são sempre vistos de maneira bem cotidiana e naturalizada pelos personagens da trama. Isso significa dizer que se um certo evento fantástico acontece em determinada cidade, a população daquele lugar não vai ficar se perguntando "o que é isso? como isso é possível?", ou se determinado personagem vê coisas que outros não vêem, ele também não entra em crise de identidade nem fica se perguntando "porque eu sou assim? será que tem algo de errado comigo?". Em todos os casos os personagens lidam com aquilo da maneira mais banal, como se o elemento fantástico fosse a situação mais normal da vida e, dessa forma, o leitor também não tem uma "explicação" de porque tal fenômeno acontece, nós simplesmente aceitamos aquilo.
Esse pequeno detalhe é capaz de mudar completamente o rumo da história e torná-la uma experiência diferente de qualquer outra que eu já tenha tido. Eu recomendo FORTEMENTE o contato de vocês com esse gênero, pois, como eu disse, nenhuma experiência de leitura que eu tive pode ser comparada com a experiência de um livro do realismo fantástico.
Espero muito que minha explicação tenha sido útil pra vocês e no vídeo acima vocês podem conferir melhor o que eu falo sobre os cinco livros que eu sugiro que vocês leiam para entender melhor o gênero.

Um grande beijo e até já!

Me acompanhem também nas redes sociais:

6 comments:

  1. Oiee, confesso que ainda não conhecia este gênero kkk, eu amo livros de fantasia sobrenatural onde o mundo dos vampiros, lobisomens e tals giram em torno somente daquilo? Aquela descoberta da mocinha que descobre que o namorado é vampiro e fica: Nossa, e agora??? Como isso é possível? kkkk. Eu adoro esta parte onde o sobrenatural é tratado de uma forma única e diferente, o que parece que não acontece neste gênero onde vc disse que este tipo de elemento é uma coisa mais normal na narrativa, então eu acho que não curti kkkk, pode ser legal essa coisa de vidas sem tramas sem enigmas e sem perguntas kkk mas não sei kkk, enfim, fiquei em dúvida e acho que terei que ler as dicas para saber se gostaria ou não. Sempre tive vontade de ler O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares kkk, então começarei a ler o gênero através dele rsrs, e assim saberei se gosto ou não do gênero kkk, talvez até já tenho lido algum livro do gênero, mas por não conhecer talvez não prestei atenção kkk. Abraços e parabéns pela bela postagem :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua explicação sobre o gênero! Ficou super claro. Acho muito legal na teoria esse negócio de lidar com o fantástico como se fosse natural.

    Não me mate, mas li um livro desse gênero e odiei... Foi A casa dos amores impossíveis. Me deixou traumatizada por enquanto, mas tenho vontade de ler A metamorfose. Tenho o livro do Saramago aqui, vou ver se leio antes para tentar mudar minha impressão... rs...

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,
    tudo bem?
    Eu não consegui ler kafka até o final, me deixou super mal durante a leitura, tudo bem, eu super muito nova quando li esse livro, acho que não estava preparada para ele. Não sei se esse gênero me agrada, fiquei em dúvida.
    Mas gostei do seu post também.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee =)
    Eu sou romances na veias, rs, leio pouco esse gênero, mas confesso que os que li gostei bastante, apesar de não ter sido nenhum dos que você mencionou.

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor! Li poucos livros desse estilo, assim como a Maria sou mais fã dos Romances! Bom post! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Leio livros nesse estilo, na maioria das vezes eu gosto muito, mas meu predileto é romance, gostei do seu vídeo, você explicou de um forma clara e objetiva *.*
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo