> Perhappiness: Trapaça, de David O. Russel
         
 

Trapaça, de David O. Russel

09 fevereiro 2014


Não que eu tenha ido muito ao cinema esse ano, mas de todos os filmes a que assisti em 2014 Trapaça foi com certeza o melhor.

Com um roteiro que lembra em muitos aspectos o estilo Tarantinesco - e mais especificamente o filme Jackie Brown - seria difícil para uma apaixonada pelo gênero como eu também não se encantar com o filme de David O. Russel.

Contando com um elenco absurdamente impecável que junta Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Christian Bale e Amy Adams no quarteto principal, além da participação especial de Robert De Niro e de outros excelentes atores coadjuvantes, já posso apostar que sairá algum prêmio de melhor atuação para esse filme (provavelmente pra Jennifer Lawrence que já recebeu o Globo de Ouro pelo mesmo). 

A trama envolve um casal de trapaceiros que são forçados a trabalhar ao lado de um agente do FBI para pegar alguns dos maiores mafiosos e políticos corruptos do país. Apesar do enredo não ser tão inovador e, de certa, similar a inúmeros outros (inclusive a do seu concorrente O Lobo de Wall Street), a forma como ele é executado o diferencia dos demais. Aliás, poderia até me aprofundar mais nessa comparação com O Lobo e dizer que Trapaça foi de diversas maneiras muito melhor executado, uma vez que não apelou para cenas de besteirol ou piadas de baixo nível. Mas deixarei essa análise para um post futuro - só posso adiantar que minha torcida para o Oscar está totalmente voltada para O. Russel.


De qualquer forma, não seria uma crítica minha se fosse feita apenas de elogios. Por mais que eu tenha amado o filme - até mesmo porque esse gênero é meu ponto fraco - devo admitir que encontrei algumas falhas no roteiro, algumas situações extremamente críticas que se resolveram de maneira um tanto fácil demais e, portanto, nada convincente. O roteiro talvez também possa ter exagerado um pouco demais em querer seguir tanto o estilo Jackie Brown de Tarantino e poderia ter atingido outro nível se tivesse conseguido inovar ainda mais em seu desfecho.

Apesar dessa falhas, como eu falei, esse estilo de filme é meu ponto fraco: eu simplesmente não consigo não amar e por isso ele já entrou na lista dos favoritos! Caso você já não seja fã do gênero, com certeza existem filmes melhores por onde começar, mas esse não deixa de ser uma ótima recomendação!

Me acompanhem também nas redes sociais:

11 comments:

  1. O livro não faz muito meu gênero mas diante
    de tantos elogios que tenho lido por ai acredito que acabarei
    dando uma chance ao filme.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ver este filme, o elenco tá 10 ;]


    Tem post novo no Blog vem ver, http://blognao-permito.blogspot.com.br/

    Beijos da Manuh ;]

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Estou fazendo uma maratona de filmes indicados ao Oscar, eu comecei a ver esse mas a minha internet é muito triste, então eu parei (e já faz tempo, preciso retomar!) Ainda muito curioso com a história que parece ser muito bacana, também adoro filmes com esse estilo. Também não assisti ainda ao 'Lobo de Wall Street' para poder comentar algo comparativo e, por enquanto meus filmes favoritos para o Oscar são 'Dallas Buyers Club' e na animação 'Ernest & Celestine'.

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Eu tbm gostei muito de Trapaça e estou torcendo muito para que a Amy Adams leve o Oscar, porque será muito merecido!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Estou lendo muitas criticas positivas desse filme, sempre que vejo esse post dele fico imaginando..
    Com toda certeza esse é um dos filmes que pretendo assisti esse ano, mesmo com essas falhas ele consegui supri com o seu papel.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. O elenco está impecável mesmo, só por isso já valeria a pena assistir ao filme, com certeza!

    Pena que tem algumas falhas no roteiro mas, como entrou para a sua lista dos favoritos mesmo assim, quero ver!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa,
    tudo bem?
    O pessoal está comentando muito sobre esse filme ultimamente. E realmente, o elenco faz toda a diferença!!!
    Ótima dica , vou tentar ver.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  8. Oie Vanessa
    Certamente a escolha do elenco foi primordial para o filme, já que temos grandes fera em Trapaça. Pelo que vejo esse filme concorrerá há vários prêmios, minha torcida é claro é para Jenn e para o Cooper. Ainda não assisti esse filme, mas vou ver com certeza.

    Beijos,
    Jéssica
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  9. Filme que está na lista dos que quero ver, apesar dos pesares as criticas sao ótimas, e estar concorrendo ao Oscar sempre me deixa mais curiosa! Gostei de vc relacionar os pontos fracos, vou prestar atenção para ver se entendo o que você quis dizer! ^^

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse filme mais vi que o elenco é maravilhosos e adorei a premissa!
    Vai estar na minha listinha agora!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu amo este tipo de filmes, são muito bons. Eu sou definitivamente um fã de Bradley Cooper eu não perca nenhum de seus filmes, embora eles são muito mal feitas. Pela maneira, recentemente eu vi americana Sniper, uma proposta que eu recomendo muito para ver.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo