> Perhappiness: Quartas Musicais #5 - Samba
         
 

Quartas Musicais #5 - Samba

09 outubro 2013


Quartas Musicais é uma coluna original do blog, primeiramente chamada de "Vamos Falar Sobre Música?" e acontece quinzenalmente sempre nas quartas-feiras. Você pode acessar todos os posts dessa coluna clicando aqui.

O Samba é um gênero musical com raízes nos ritmos africanos, porém surgido inteiramente no Brasil. Com o passar do tempo e a disseminação do Samba por todo o país, foram nascendo novas vertentes desse mesmo estilo, criando assim diversos "sub-gêneros" que mesclam o samba com outros gêneros, como o Samba-Rock, Samba de Breque, Pagode e até mesmo a Bossa Nova. 
Eu, particularmente, não vejo a necessidade de se criar tantas denominações diferentes para os sub-gêneros que existem. Enxergo todos esses estilos musicais apenas como Samba, pois Samba é exatamente isso: essa mescla enorme, esse gênero gigantesco repleto de variáveis e totalmente brasileiro. Porque, afinal, o que é o Brasil senão justamente isso? 
Pra mim Música Brasileira é Samba e, consequentemente, Samba é a melhor música que existe em todo o mundo.
Abaixo escolhi 5 músicas (fora de ordem) que fazem parte de alguma forma desse grande gênero musical, mas acredito que a maioria das músicas escolhidas seriam consideradas "samba-rock" porque é o que eu venho escutado mais recentemente. Mais tarde pretendo fazer um post exclusivo de Bossa Nova, que é o outro grande estilo de Samba que eu mais escuto!

1. Jorge Ben Jor - Mas, Que Nada



Se eu pudesse escolheria todas as músicas do Jorge Ben pra compor esse post. Eu sempre fui uma grande admiradora do seu trabalho, mas esse ano em especial ele tem sido o músico que eu mais ando escutando e tenho descoberto cada dia mais como ele é um dos maiores artistas do cenário brasileiro. Obviamente ele não toca só samba - e ele mesmo gosta de frisar que faz "samba-rock" - mas pra mim o Samba do Jorge Ben é tão mágico e tão característico que ele sozinho consegue representar boa parte do que significa a música Brasileira. 

2. Novos Baianos - Samba da Minha Terra


Única música que não é de samba-rock e veio parar nessa lista. Vou deixar minha banda favorita de todos os tempos falar por mim e faço deles minhas palavras: "Quem não gosta do Samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé. Eu nasci com o Samba, no Samba me criei. Do danado do Samba, nunca me separei"

3. Os Mutantes - A Minha Menina


Na verdade essa música é realmente do Jorge Ben, mas essa versão com os Mutantes precisava vir parar aqui. Apesar dos Mutantes serem considerado uma banda muito mais de rock psicodélico do que de samba mesmo eu ainda consigo enxergar um traço de samba em suas músicas. Até mesmo porque eu eu acredito que o próprio Rock Brasileiro não consegue se separar totalmente do Samba.


4. Seu Jorge - Pretinha (São Gonça)


Na verdade eu não gosto de nenhuma música do Seu Jorge em geral, principalmente por causa das letras que me incomodam bastante. Obviamente o estilo das músicas dele é muito gostoso e eu reconheço que ele tem talento como músico, mas como poeta na minha opinião fica muito a desejar. Essa música em especial é a única dele que realmente me agrada e que eu acho que é um grande exemplo de samba-rock.

5. Di Melo - Kilariô


Esse artista infelizmente não é tão conhecido e essa música é foi uma das únicas dele que se popularizou bastante. Tenho escutado muito música e acho que Di melo é um grande músico e seu sotaque pernambucano é maravilhoso! Escolhi colocar aqui não só pra dar oportunidade de vocês conhecerem um músico que não é tão conhecido, mas também pelo fato dele tocar uma mistura de samba e rock assim como os anteriores.


E é isso gente! Espero que vocês tenham gostado das minhas escolhas e esperem por uma seleção de músicas da Bossa Nova em breve!

Me acompanhem também nas redes sociais:

4 comments:

  1. Adoro samba! Seu Jorge é tudo de bom... Adorei as dicas.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite,
    Confesso que não sou um grande fã de samba, mas as três primeiras músicas são clássicos! Não tem como não gostar!
    Ótima seleção!
    Um abraço!
    Um guarda-livros

    ResponderExcluir
  3. Samba é muito bom, não é?
    Esse primeira música não há quem não conheça, rsrsrs, mesmo aqueles que não gostam de samba.
    E a voz do Seu Jorge é maravilhosas, adoro duetos com ele, principalmente com a Ana Carolina.

    Seguindo seu blog, e seu twitter, também curti sua página no Face, se puder conhecer meu blog, espero que goste, beijos.

    Rafa Melody
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
  4. Ó eu aqui de novo ;-) hahaha
    AMO samba! Li há alguns meses que as verdadeiras raízes do samba no Brasil são daquele ritmo mais influenciado pelo Jazz (como Pixinguinha, por exemplo) e que aquela ideia de que esse estilo (e a Bossa Nova, inclusive) foram estrangeirismos que surgiram num momento posterior é uma história bem mal contada que acabou se tornando quase uma verdade. Você sabe se é isso mesmo? Não fui pesquisar mais sobre o assunto porque acabei esquecendo =/
    Vou esperar pelo seu post sobre a Bossa Nova. Será que "Chega de Saudade" vai entrar na lista? hehehehe tomara =P

    bjs,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo