> Perhappiness: Como fazer um filme #1
         
 

Como fazer um filme #1

04 outubro 2013


Pra quem não sabe meu namorado Lucas Nakamura é estudante de Audiovisual na Universidade de Brasília (clique aqui para ver o vídeo onde falamos sobre Os Tipos de Estudante de Comunicação Social) e esse semestre seu roteiro foi escolhido pela faculdade para ser filmado pelos estudantes do sexto semestre do curso. 

Desde o semestre passado eu venho acompanhando de perto todo o processo de produção do roteiro e agora de direção e produção do curta, que precisa ficar pronto até o final desse ano. 
Além de acompanhar o processo, eu também serei a Produtora Executiva do filme, responsável por fazer toda a discriminação do dinheiro gasto - daquilo que entra e daquilo que sai - para prestar contas à faculdade ao final de tudo.

Como sei que cinema é um assunto que interessa muita gente, resolvi compartilhar com vocês tudo que eu vim aprendendo sobre esse processo, sobre a trabalheira e os problemas que gravar um filme dá, sobre as divisões da equipe e qualquer outra dúvida que vocês possam ter. Por isso peço que deixem nos comentários o que mais lhes interessa sobre esse assunto e eu tentarei explicar aqui. Claro que eu não sou nenhuma expert de Cinema - nem ao menos estudante eu sou, larguei o curso de Comunicação após 2 anos - mas acredito que basta gostar de cinema para poder falar de cinema e que qualquer pessoa, seja ela formada na área ou não, pode produzir conteúdo se tiver vontade. Espero que minha visão como alguém "de fora" dessa área possa ajudar melhor as pessoas que também estão "de fora", mas que ainda assim possuem curiosidade e talvez desejo de algum dia gravar um filme de maneira independente.

No post de hoje eu vou começar falando que um filme nasce a partir de um roteiro, ou seja, o roteiro é o início, a origem de tudo. Claro que existem exceções à essa regra, maneiras alternativas de se fazer cinema, mas tradicionalmente a história é essa. Foram meses e meses de dedicação e escrita do roteiro de Quando a Luz Voltar ou Parabéns Para Você e muitas noites passadas em claro, não só escrevendo, como também assistindo filmes de referência e lendo livros de orientação para esse processo. Aliás, assistir filmes para pegar referências é um processo que dura até o primeiro dia de filmagem - enquanto se quiser produzir cinema é necessária uma contínua atividade nesse ponto. Pelo menos um filme por dia é a regra!

O livro mais comentado para quem deseja produzir um roteiro é o Story, de Robert McKee e acho a leitura desse livro indispensável. Outro assunto que precisa ser discutido é a escolha do programa onde você vai escrever seu roteiro. Claro que você sempre pode escrever no bom e velho Word ou qualquer outro programa de texto que existe por aí, mas existem vários programas disponíveis específicos para a escrita de um roteiro e que podem te auxiliar de uma forma significativa.

O Lucas utilizou o Celtx que é um software gratuito e eu tenho certeza que ele não abriria mão desse programa jamais! Pretendo no próximo post explicar mais detalhadamente as vantagens e os diferenciais de escrever seu roteiro nesse programa e assim passar para uma próxima fase de produção do filme!


Espero que gostem e até já!


Me acompanhem também nas redes sociais:

17 comments:

  1. Oie :)

    Nossa que legal eu morro de vontade de estudar Cinema e a história do seu namorado me animou hahaha, desejo sorte a ele e vou continuar acompanhando as postagens em, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biel, eu acho que o curso de Cinema é muito bonito e eu super te incentivo a fazer, maa você tem que ser muuuuito apaixonado mesmo por isso porque é uma área que dá muitos problemas e quem não for completamente apaixonado pelo que tá fazendo acaba desistindo.
      Beijos!

      Excluir
  2. Hey
    Adorei o post, porque eu AMO cinema, e já pensei em fazer faculdade disso. Espero que você continue postando. Aliás, sucesso para seu namorado com o filme :D
    Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Nath! A gente vai precisar de toda sorte desse mundo mesmo haha
      Beijos!
      www.centraldaleiturablog.blogspot.com

      Excluir
  3. Vanessinha, post muito bacana! Para todos aqueles que querem conhecer um pouco sobre processo de realização de um filme, o seu blog vai ser uma excelente leitura. Obrigado por divulgar o filme e fazer parte da nossa equipe. Sem você na produção executiva o filme não vai sair! =] Te amo!

    ResponderExcluir
  4. Que interessante o post, gosto muito de cinema, mas tem algumas coisas que só aprendemos na faculdade. Na minha faculdade não tem esse curso :/

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Uma vez eu conheci um garoto que tinha feito esse curso, e no mesmo dia gravamos um curta, ficou bem legal ^^ e aprendi algumas coisas, e vi que é bem trabalhoso . Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olhaa, vc tá fazendo comunicação ;) Me formei em jornalismo. Vc quer ir pra essa área de cinema mesmo? Nossa, eu sou uma negação nisso. De todas as minhas aulas de cinema que tive na faculdade eu, simplesmente, não me lembro de nada, nem de como se liga uma câmera. Ninguém merece, né? huahuahuahua. Já que você deu uma dica de programa para escrever roteiros, não tem nenhuma dica de programa de edição não? Mas tem que ser fácil =P Meu computador não roda o movie maker, tenho que ficar indo pra casa do meu namorado pra editar video

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel! Então, na verdade eu fiz dois anos de Jornalismo e odiei porque o curso na UnB era muuito fraco aí agora eu estou em Letras e muito feliz! Mas meu namorado continuou no curso fazendo cinema e por isso eu nunca me afastei totalmente. Eu uso pra editar meus vídeos o Sony Vegas e eu amoo. O pessoal de cinema mesmo não costuma usar esse programa porque dentre todos ele é o mais fraquinho e inclusive o mais leve (como vc precisa) e eu gosto justamente por ser mais simples que os outros, mais fácil de usar e dá pra fazer tudo o que eu preciso nele. Recomendo!

      Excluir
  7. ain meu Deus , quero fazer cinema *---------------------------*
    adorei post , fico ótimo

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas... acho que filmes nunca foram meu forte...
    Excelente trabalho!
    Um abraço!
    Um guarda-livros

    ResponderExcluir
  9. Antes de decidir cursar Design, estava indecisa entre Jornalismo e Publicidade, e ainda tinha uma pontinha de vontade para entrar na área do Cinema. Não gosto muito de assistir filmes, sou do tipo impaciente que quer mudar logo para o final (risos) mas acho incrível a produção dos mesmos e um dos meus maiores sonhos é conhecer algum estúdio, rs Boa sorte com o trabalho de vocês, vou voltar aqui sempre para ver as outras dicas!

    ResponderExcluir
  10. Ain gente, adorei saber que você é de Brasília ahaha E adorei mais ainda saber sobre os filmes. Na verdade, fiquei bem curiosa para saber sobre os tipos de estudante de comunicação hahaha vou assisto ao vídeo AGORA!

    ResponderExcluir
  11. Nossa que post legal.
    Nunca tinha visto o roteiro de cinema desta forma. Adorei suas colocações.
    Beijos
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem, eu te indiquei em uma tag no meu blog:
    http://umaalmaliteraria.blogspot.com.br/2013/10/tag-02-livros-favoritos.html
    ^.^ Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Já conhecia todo esse processo e essas dicas, afinal, desejo ser roteirista. Mas é um bom guia para quem está iniciando e também partilha do meu desejo. Ótimo post! :D

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Super legal, adorei.

    http://tendencyhoney.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo