> Perhappiness: Quartas Musicas #4 - Chorinho ♥
         
 

Quartas Musicas #4 - Chorinho ♥

04 setembro 2013

Quartas Musicais é uma coluna original do blog, primeiramente chamada de "Vamos Falar Sobre Música?" e acontece quinzenalmente sempre nas quartas-feiras. Você pode acessar todos os posts dessa coluna clicando aqui.

No Quartas Musicais de hoje eu vou falar sobre um gênero específico da música brasileira pelo qual eu sou completamente apaixonada. O Chorinho é com certeza um dos gêneros musicais que mais me emociona (eu literalmente choro vendo qualquer apresentação de Choro ao vivo) e é definitivamente um dos meus maiores orgulhos da música brasileira.
Eu não sei vocês, mas eu sempre ouvi a frase "o Choro é o Jazz brasileiro" e sempre tive na minha cabeça como certo de que o Chorinho tinha se originado a partir do Jazz, ou sofrido muita influência dele. Mas pasmem: o Choro surgiu no século XIX, enquanto o Jazz só surgiu no século seguinte! De qualquer forma, esses gêneros ainda são muito similares, pois ambos surgiram da mistura entre gêneros africanos e gêneros europeus. O Choro foi considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e alguns de seus precursores foram Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Joaquim Callado.
As rodas de choro normalmente são formadas por flauta, bandolim e cavaquinho, que atuam na melodia da música, violão comum e violão de sete cordas na harmonia e um pandeiro na marcação.
Confiram abaixo cinco dos meus artistas favoritos do chorinho, alguns que eu tive a oportunidade de assistir pessoalmente Espero que gostem!


1. Baden Powell - Tristeza


2. Pixinguinha - Carinhoso


3. Altamiro Carrilho - Aeroporto do Galeão     
Eu tive a grande oportunidade de ver o mestre Altamiro apresentando essa música na minha frente algumas semanas antes dele falecer e foi um dos dias mais emocionantes de toda minha vida. Ele explicou toda a história dessa música e sobre como ele a escreveu durante um voo de avião em guardanapos que pediu para aeromoça antes de decolar. Quando o avião aterrissou no destino a música estava pronta. (Nesse vídeo ele dá toda a explicação, mas quem quiser pular direto para a música vai para 5:47)


4. Sebastião Tapajós - Carimbó
Outro grande músico que eu tive oportunidade de prestigiar no Clube de Choro de Brasília e não me lembro de ter passado um minuto sem ficar de queixo caído tentando acompanhar as mãos dele enquanto tocava!


5. Waldir Azevedo - Brasileirinho
Eu duvido que exista algum leitor aqui do blog que nunca tenha escutado essa música antes na vida. Para mim essa música é simplesmente a obra prima do Choro Brasileiro e representa o Brasil de uma forma que nenhuma outra música faz. Nunca me canso de ouvir e por mais que eu ouça, nunca deixo de me arrepiar.


Não se esqueçam de comentar contando o que acharam das músicas que eu escolhi e se tiverem sugestões de gêneros musicais para essa coluna eu adorarei saber!

Me acompanhem também nas redes sociais:

3 comments:

  1. Para falar a verdade não sou super fã de musicas brasileiras não. Mas as escolhidas são bem legais e até despertaram meu interesse.

    http://maravilhosasdescobertas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, esse post deu até saudade de quando eu era mais nova e tinha disposição para curtir um chorinho no sábado a tarde em um bar super legal que tinha por aqui. Não é o tipo de música que ouço em casa, mas são ótimas para divertir e dançar...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,
    Que legal sua coluna sobre música, nós também temos uma extinta lá no blog que queremos reintegrar novamente à nossa programação de postagens.
    Eu conheço o Chorinho de ouvir falar, e já devo ter ouvido uma ou outra sem prestar muita atenção. Mas é um gênero muito bacana, assim como muitos gêneros tipicamente brasileiros que tem uma carga cultural muito grande.
    É muito legal ir atrás da história desses gêneros, acabamos aprendendo muito e não apenas coisas relacionadas à música em si, mas com a nossa própria história.
    Parabéns pelo texto.
    Beijos
    Cooltural

    PS: vc me pediu indicações de livros que abordassem mitologia, vou tentar fazer uma listinha e te passo depois aqui pelo blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo