> Perhappiness: Quartas Musicais #3 - Africa Music
         
 

Quartas Musicais #3 - Africa Music

14 agosto 2013

Quartas Musicais é uma coluna original do blog, primeiramente chamada de "Vamos Falar Sobre Música?" e acontece quinzenalmente sempre nas quartas-feiras. Você pode acessar todos os posts dessa coluna clicando aqui.


Na primeira edição do Quartas Musicais vocês me viram falando sobre a Música Brasileira e sobre como ela é, sem discussão, o melhor estilo musical que habita a face da terra (se você ainda não viu esse post clica aqui correndo!). 
Já na segunda edição da coluna eu expliquei que o principal motivo para a música brasileira ser tão boa é que ela sofre GRANDES influências da Música Negra e da Música Africana, os dois gêneros que ficam empatados com o segundo lugar no ranking de melhor estilo musical do mundo. Clicando aqui você encontra o post onde eu falo exclusivamente sobre o gênero da música negra conhecido como SOUL MUSIC - como surgiu, quais são as suas influências e quais são os meus músicos favoritos. 
Agora vocês irão saber tudo sobre a MÚSICA AFRICANA e abaixo vocês conferem uma lista com meus artistas favoritos e conhecem um pouco mais sobre cada um.
Infelizmente eu não tenho tanta propriedade para falar sobre a música africana como eu falei sobre a Soul Music, pois eu não tenho o mesmo conhecimento de subgêneros e influências históricas, mas tentarei explicar o melhor possível sobre o gênero!
Assim como da última vez, eu dei preferência a apresentações ao vivo, pois esses artistas são EXTREMAMENTE performistas e o show deles é um verdadeiro espetáculo.

1. Miriam Makeba - Pata Pata


A.k.a "Mama África", Miriam Makeba foi uma das cantoras africanas de maior prestigio internacional, além de uma das maiores representantes mundiais do movimento anti-aparthaid. Sua carreira se iniciou na década de 50 e foi marcada pela mistura do Blues e de ritmos característicos de seu país de origem, África do Sul. Sou capaz de apostar muito dinheiro que você já escutou sua música mais famosa, "Pata, Pata", que já foi interpretada por alguns artistas brasileiros como Carlinhos Brown e ganhou o prêmio Grammy em 1966. Makeba ganhou todo meu amor depois que cantou as músicas "Mas, que nada" e "Chove ChuvaEM PORTUGUÊS ao lado do grande mestre guitarrista Sivuca.

2. Fela Kuti - Teacher Don't Teach Me No Nonsense


Pausa pra falar simplesmente do músico mais talentoso e genial que já pisou na face da Terra. Sério, Fela Kuti, a.k.a "Rei do Afrobeat", é simplesmente um dos grandes. Multi-instrumentista, compositor, cantor e ativista político, ele é considerado praticamente o criador do gênero musical Afrobeat.
Esse gênero é marcado pela mistura entre o Jazz, o Funk, a música Yorubá e o Highlife. Os dois últimos gêneros são característicos da Nigéria, país do músico, e consistem, respectivamente, em um gênero típico de percussão marcado por tambores de tensão e outro marcado pelo uso de trompetes e múltiplas guitarras. O resultado de tudo isso são bandas enormes, com os mais diversos instrumentos, performances ao longo das apresentações e músicas cantadas na língua Yorubá ou em pidgin inglês Muito amor né gente? Ah, e as letras compostas por Fela são repletas de questões políticas e críticas sociais. Infelizmente eu não encontrei a apresentação ao vivo da minha música favorita (Lady) para mostrar pra vocês, mas se quiserem escutar cliquem aqui. Outras músicas que eu recomendo são "Gentleman", "Shakara", "Authority Stealing", "International Thief Thief " e basicamente toda a sua discografia!

3. Manu Dibango - Lion of Africa


Dibango é um saxofinista que também toca Afrobeat e desenvolveu um estilo musical próprio que mistura Jazz, Funk e ritmos típicos de seu país de origem, Camarões. Sua música mais famosa é sem dúvida "Soul Makossa" cantada em sua língua de origem Duala. "Soul Makossa" é uma mistura entre afrobeat e música Disco que já foi regravada por milhares de artistas consagrados incluindo incorporações feitas por Michael Jackson e Rihanna em músicas próprias. Eddie Murphy também fez uma paródia dessa música chamada "Boogie in your but". Dibango fez muitos trabalhos ao lado de Fela Kuti, Herbie Hanckock e Bill Laswell e encontra-se em atividade até os dias de hoje.

4. Ali Farka Touré 




Wow. Você sabia que o Blues é um gênero musical surgido originalmente na África e derivado de um gênero musical malinense? Pois é, se você é amante de Blues você vai ficar simplesmente de queixo caído com essa apresentação. Touré foi um dos primeiros artistas africanos a se tornar internacionalmente famoso e é até hoje um dos artistas mais reconhecido no mundo. Ele tocava uma mistura de Blues com gêneros de seu país de origem Mali e muitos estudos afirmam que o Blues derivou diretamente desse gênero. Também chamado de "John Lee Hooker Africano", suas músicas já foram trilha sonora de dezenas de filmes hollywoodianos e seu nome foi citado num famoso filme de Scorsese que caracterizava o estilo de Touré como "o DNA do Blues". Touré atingiu a posição 76 da lista dos "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos" da Rolling Stones e a posição 37 na mesma lista da revista Spin. Seu álbum "In The Heart of The Moon" feito em parceria com Toumani Diabaté ganhou o Grammy Award e seu último álbum "Savane" ganhou o prêmio de Álbum do Ano, foi recorde de vendas por três meses seguidos e atingiu a quinta posição na lista "all-time best reviewed albums".

5. Extra


O vídeo que eu falei pra vocês de Miriam Makeba cantando Chove Chuva em Português ao vivo e ao lado do mestre Sivuca!

Espero que gostem das músicas que eu escolhi e me deixem saber nos comentários qual foi a que mais gostaram!

Me acompanhem também nas redes sociais:

9 comments:

  1. Amei essa aula de música!

    Eu simplesmente sou apaixonada pela música brasileira e não fazia ideia que tinha tanta influência da música africana! E também estou em um relacionamento sério com a Miriam Makeba por ter cantando EM PORTUGUÊS! Fiquei de queixo caído! Com certeza o vídeo que gostei mais :)

    Beijinhos
    www.ummetroemeiodelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, não tem como não ficar de queixo caído com ela, sem falar que a voz dela é tipo a voz mais poderosa que eu já ouvi nos últimos tempos! Não tem uma única vez que eu escute essa música e não fique arrepiada! Depois procura no youtube ela cantando Mas, que nada que é tão lindo quanto, só não coloquei porque não achei a apresentação ao vivo!

      Beijos, Babi!

      Excluir
  2. Vanessa, muito legal a sua iniciativa de nos apresentar um pouco mais dessa cultura musical que poucos conhecem! Adorei as suas dicas!

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei aqui pensando que estou muito desinformada. Não conhecia essas músicas.
    Adorei sua ideia, bem diferente e tal.
    Não custa nada conhecer novas músicas, novos mundos, enfim.
    Falei sobre desinformada porque estudei um pouco sobre as coisas de lá, e não conhecia.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, eu realmente acho que todo mundo seria mais feliz se conhecesse essas músicas tão bonitas! Mas eu também sou muito desinformada sobre o restante da cultura africana, infelizmente creio que a maioria de nós é, o que é uma pena.
      Espero que tenha gostado das músicas! Beijos!

      Excluir
  4. Hey Vanessa, tudo bem?
    Ta aí um gênero musical que escuto pouco mais que tenho um grande respeito e grande admiração, as músicas africanas simplesmente mexem comigo, eu poderia ficar horas e horas ouvindo; mas não faço isso, não sei por que. Eu deveria escutar mais! Simplesmente amei esse post!
    Beijocas,
    Cindy,Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
  5. Vanessa, sua linda! :]

    Apesar de termos gostos musicais bem distintos eu adoro essa sua coluna, você tem mais cultura musical que eu hahahahaha Pasmo com o último vídeo e adorei o do Touré. Mas é aquilo, não é o que colocaria no celular pra escutar indo pro trabalho, por exemplo.

    Beijo!

    http://www.ohmydogestolcombigods.com/

    ResponderExcluir
  6. Adoro musicas deste estilo ... Excelente seleção ;)
    Eu não conhecia o Fela Kuti, gostei \o/
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Belo post! Mas, não tem como eu falar que o 5 não foi o meu preferido. Jorge Ben mexe comigo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo