> Perhappiness: Desafio de Escrita #PHpoemaday III Edição!
         
 

Desafio de Escrita #PHpoemaday III Edição!

14 maio 2015


Estamos completando 1 ano desde a primeira edição do projeto amorzinho PH Poem a Day que inaugurou uma nova fase aqui do blog, lembram?? Bom, quem não participou do projeto desde os primórdios, não fique triste que uma nova edição acontecerá no badalar das 0h do dia 1º de junho! Para entender melhor sobre o projeto, assista o vídeo ou pule direto para a explicação escrita logo abaixo.

Se você tiver com preguiça, eu resumo pra você em poucas linhas: durante o mês de junho, eu e mais uma penca de pessoas nos juntaremos para escrever um texto novo por dia durante todos os 30 dias do mês! O texto será sempre inspirado no tema daquele respectivo dia, mas a interpretação é livre e sem limites! O gênero textual também é a sua escolha: desde poemas-minuto, haikais, até contos e crônicas. O que sua imaginação permitir! (Agora que você já sabe um pouquinho e tá morrendo de vontade de participar, confere as regras abaixo pra fazer tudo direitinho, ok??)



Não se esqueçam de clicar em gostei pra mim e de se inscrever no canal caso ainda não sejam inscritos!



COMO PARTICIPAR DO POEM A DAY

♥ Pegue um papel e uma caneta. {Ou, caso você seja mais adepto das vias tecnológicas, utilize qualquer editor de texto à sua escolha}.
♥ Verifique a lista do mês para saber qual o tópico do dia. {O número corresponde a data do mês}
♥ Escreva um texto usando o tópico do dia como inspiração.
♥ Depois que tiver escrito seu texto, será preciso divulgá-lo. Essa é a parte divertida. Você pode compartilhá-lo em qualquer rede social à sua escolha, mas pra mim as melhores são Facebook, Instagram e Twitter. Certifique-se de adicionar a hashtag #PHpoemaday na sua postagem para que eu e outras pessoas possamos saber que você também está participando do desafio! Se você preferir postar seus textos no seu blog, basta adicionar o link da postagem em alguma dessas outras redes sociais e adicionar o hashtag ao lado do link! Para essa edição, peço que também adicionem uma hashtag com o tema do poema daquele dia, assim vai ficar mais fácil pra todos encontrarem os textos que querem mais ler.
Preencha o formulário disponível no final do post com seu nome e o link do perfil que será utilizado para divulgação dos seus textos do projeto!

Se você gosta de compartilhar pelo Facebook, também poderá gostar de participar do grupo do desafio por lá: clique aqui para participar.

 Agora que você compartilhou, confira os textos dos outros participantes. Você pode encontrar todos os textos clicando na hashtag #PHpoemaday em qualquer rede social e é super legal comentar e conhecer os outros escritores também!


ONDE PARTICIPAR

♥ Instagram: Tudo bem, você não pode postar um texto diretamente no Instagram, mas você pode postá-lo como legenda de qualquer foto ou pode simplesmente tirar um print do seu texto (ou de uma parte dele) e postar por lá junto com um link para conferirmos o texto na íntegra. (Tudo sempre com a hashtag #PHpoemaday).

♥ Facebook: Você tanto pode postar diretamente no seu mural pessoal como pode postar no mural do Perhappiness (clique aqui pra curtir a página) ou até mesmo no grupo do PH Poem A Day. Agora que o Facebook também aceita hashtags, não deixe de usá-las!
♥ Blog: Se você tem um blog, pode escolher postar diariamente seus textos por lá ou fazer posts semanais com os textos escritos. Depois é só lembrar de compartilhar o post em alguma rede social para que possamos conferir a sua participação.
♥ Tumblr: Assim como no blog, você pode escolher se posta diariamente ou semanalmente (ou até mesmo se faz um grande post no final do mês), mas também é importante compartilhar o link dos posts em alguma rede social para que possamos encontrá-lo!
♥ Twitter: Como seu texto muito provavelmente terá mais que 140 caracteres, o Twitter é uma opção para aqueles que postarão em algum Blog ou Tumblr e precisarão compartilhar o link do post com a hashtag #PHpoemaday para acompanharmos a sua participação.
Lettrs: O Lettrs é um site e um aplicativo disponível para Android e o Ios desenvolvido exclusivamente para o compartilhamento de textos da forma mais fácil e atraente possível. Descobrimos a existência deles durante a II edição do PH Poem a Day e já dá pra encontrar vários textos de antigos participantes por lá procurando pela nossa hashtag do amor.

O QUE É O TOP 3

Todos os dias eu passarei algum tempo lendo os textos postados e escolherei três deles para compartilhar na página do Perhappiness e no grupo do Facebook.  O Top 3 não é nenhuma competição e nem tem nenhum prêmio pros escolhidos. Essa é simplesmente uma forma de ajudar os maravilhosos escritores que estão participando do desafio, já que são muitos textos escritos todos os dias e nem sempre é fácil ser lido por todos.

UM POUCO MAIS SOBRE OS TÓPICOS DESSE MÊS

Cada tópico pode ser interpretado da forma que você achar melhor, por isso não se prenda a nenhuma regra e faça da forma que te der mais inspiração. Abaixo eu falo um pouco sobre o que EU pensei na hora de criar cada tópico, mas como eu disse você não precisa se prender a nada disso.

1. A biografia: Aqui você pode começar fazendo uma autobiografia ou pode se inspirar em um ídolo para escrever sobre aquela história que te inspira. Pode simplesmente falar da vida de um personagem criado, do seu alter-ego... 

2. A menina Marina: Essa é bem literal: escreva sobre uma personagem que se chame Marina!

3. O labirinto: Esse você pode escolher fazer algo literal ou o mais metafórico que conseguir ser! Pode buscar inspiração em outras várias histórias de labirinto que já existem por aí, fazer uma releitura ou tentar ser o mais inovador possível dentro dessa temática!

4. O silêncio: Aqui você pode fazer o exercício de ficar em silêncio por um tempo e buscar inspiração no som do silêncio a sua volta. Pode falar sobre os infinitos significados que um silêncio pode ter. Sobre perder a voz, atrapalhar a fala. A dificuldade de ficar em silêncio quando se tem mil coisas para dizer ou a falta que um silêncio te faz no mundo caótico e barulhento que vivemos!

5. O lá menor: Essa foi uma das sugestões mais legais que deram. Nada mais desafiante do que uma nota musical para ser o ponto de partida de seu texto. Você pode colocar um lá menor para tocar e escrever sobre o sentimento que te vem na cabeça. Ou simplesmente brincar com a rima, criar uma história envolvendo um personagem apaixonado por música, ou sobre o dilema de um personagem surdo...

6. O molho de chaves: Imagem mais concreta impossível. Pode ser um mero detalhe da sua história ou o ponto central de discussão entre dois personagens. Quais são as chaves que estão naquele molho? Que portas elas abrem? A quem elas pertencem?

7. O cacto: Na primeira edição tivemos o "girassol" e na segunda edição tivemos "as margaridas". Agora temos algo mais exótico, mas ainda assim uma flor. E o importante é que os escritores estão sempre falando sobre flores, não é mesmo? Uma imagem que deixa qualquer poesia mais bonita.

8. O cinza: Você pode falar sobre o cinza da cidade, do céu nublado, do cabelo cinza ou até  mesmo daquela pessoa que está sempre "cinza" (seja lá o significado que isso tenha pra você). Pode falar das cinzas do cigarro, de um corpo em cinzas, daqueles olhos cinzas ou até mesmo de 50 Tons de Cinza HAHAHA

9. O elefante: Eu nunca gostei muito de elefantes, mas recentemente descobri que muitas pessoas são fascinadas por eles! Então, porque não buscarmos inspiração nos elefantes? Eles podem ser uma metáfora para falarmos de grandeza, exotismo, raridade, companheirismo, exploração, memória, velhice... 

10. A artéria: Adoro falar de partes do corpo. Quem lembra do tema "clavícula" da edição passada? Alguém sugeriu a artéria dessa vez e eu acatei na mesma hora! Apesar de ser uma parte interna do nosso corpo, acho uma imagem interessante de se falar. Podemos partir pra um lado mais romântico e apaixonado ou falarmos sobre as várias doenças que cometem as artérias: aneurisma, colesterol, anemia. Podemos simplesmente falar sobre uma cena violenta onde artérias foram cortadas e sangues se espalharam...

11. A eutanásia: Um tema que com certeza muitas pessoas se identificarão, por já terem enfrentado o dilema da eutanásia com algum familiar... Você pode falar sobre uma história vivida, sua opinião sobre o assunto, ou simplesmente criar uma trama bem interessante em torno do tópico. Ou você pode ser metafórica e falar de "outros tipos" de eutanásia!

12. O Equilibrista: Esse é o nome de um documentário bem famoso e repleto de imagens poderosas (recomendo o filme pra todos)! O quão alto o equilibrista consegue ficar? O que ele consegue equilibrar em cima daquela cordinha? Porque esse personagem decidiu se tornar equilibrista, qual a história por trás do que ele faz? Falar de equilíbrio mental e espiritual também é uma alternativa interessante!

13. O futuro do pretérito: Essa opção pode ser tanto para brincarem com o nome desse tempo verbal quanto para se desafiarem a escrever um texto inteiro utilizando apenas o futuro do pretérito!

14. Os estilhaços: Muita gente sugeriu cacos de vidro, espelhos quebrados, lâminas... Enfim, objetos cortantes e afiados estão sendo uma imagem bastante pedida. Aqui, podem falar sobre o objeto da sua escolha ou falar sobre outras formas de estilhaços. Quais são os estilhaços que a morte de um parente causam na sua vida? Muitas vezes os estilhaços são algo mais difícil de se superar do que o próprio incidente que o causou.

15. O delírio: Pra quem adora falar sobre sonhos, loucura, memória e ilusão! Esse tema da margem para tanta coisa que não vou nem entrar em detalhes!

16. A febre: Pode falar sobre doenças, efeitos colaterais, remédios buscados para abaixar a febre ou sobre razões que nos causam "outro tipo" de febre!

17. O ranger dos dentes: Mais uma imagem para ser explorada de infinitas maneiras! Qual o motivo que está por trás do ranger dos dentes do seu personagem? O que te faz ranger os dentes? O que faz um cachorro ou outro animal ranger os dentes? 

18. A transexualidade: Criei esse tema para fazer vocês escreverem sobre algum personagem LGBTQ... Claro que esse tema pode sempre ser subvertido e utilizado para falar de coisas mais metafóricas e subjetivas, mas eu realmente gostaria de ver muitas pessoas pesquisando sobre o que é transexualidade e tentando explorar formas diferentes de pensar! Eu tenho um vídeo no meu canal falando sobre Youtubers Trans, se quiserem buscar inspiração nessas pessoas sintam-se à vontade!

19. O gerúndio: Assim como "futuro do pretérito", pode usar para se inspirar nessa palavra ou se propor ao desafio de escrever um texto apenas com essa forma nominal!

20. O parque de diversões: O parque de diversões sempre é cenário das mais diversas situações nos filmes, desde encontros românticos até assassinatos brutais e desaparecimentos misteriosos! O que o parque de diversões é na sua história?

21. A pedra do reino: Essa é uma homenagem que eu quis fazer ao meu mestre Ariano Suassuna, que tem um livro cuja trama gira toda em torno de uma Pedra do Reino. Claro que ninguém precisa conhecer Suassuna ou esse livro para escrever o texto de hoje, basta adicionar esse elemento na sua história! O que uma pedra pode significar para seus personagens? Qual o reino que existe nessa pedra? Que tipo de pedra é essa? A pedra pode ser uma lápide, pode ser uma pedra valiosa ou uma simples pedra no meio do caminho!

22. O realismo fantástico: Se você ainda não conhece esse gênero literário, o dia de hoje é uma ótima desculpa para conhecer! Leia um pouco sobre o realismo fantástico e tente escrever algo nesse gênero! (Eu também tenho alguns posts falando sobre isso que recomendo a leitura). Mas, claro, se você preferir, apenas escreva um texto que possua elementos realistas e fantásticos, ou brinque com esse paradoxo, escreva sobre personagens confusos, realidades paralelas diferentes do nosso imaginário comum...

23. Uma releitura: Minha intenção aqui era que você buscasse uma história de sua preferência de qualquer gênero possível e escrevesse uma releitura. Pode ser uma fábula, um conto de fadas, uma lenda indígena ou um mito greco-romano. Qual história você gostaria de modernizar? Recontar, modificar?

24. Antes da meia noite: Sua história precisa nascer antes da meia noite. O que mais tem a meia noite como "dead line"? O que acontece depois da meia noite? Qual a importância desse horário para os personagens da sua história?

25. A realeza: Crie uma história utilizando-se de personagens da realeza ou sobre outro elemento presente nesse universo!

26. O cárcere: Tanta gente falando de maioridade penal por esses tempos, né? Vamos escrever uma história que se passa no cárcere? Com personagens prisioneiros? Qual foi o crime cometido por eles e qual será a pena esperada?

27. A maquiagem: Algumas pessoas sugeriram "máscara" como tema e você pode escrever sobre personagens mascarados aqui! Afinal, maquiagem também pode ser uma máscara. É um recurso utilizado para se criar personagens ou para nos dar um senso de confiança que nos falta! Podemos falar sobre isso ou falar simplesmente sobre aquele batom vermelho, aquele rímel borrado, aquela base em excesso que tenta disfarçar um roxo agressivo...

28. O terremoto: O terremoto pode ser uma situação literal onde acontece todo tipo de história intensa e difícil para os personagens. O que eles perderam durante o terremoto? O que causou esse terremoto? E se não for um terremoto literal, que tipo de metáfora você enxerga pra essa situação?

29. A combustão: Pra ser bem sincera não sei exatamente o que passou pela minha cabeça quando pensei nesse tema. Mas é o tipo de hipérbole que eu adoraria usar nas minhas poesias. O que está entrando em combustão e qual foi a causa disso tudo?

30. A exaustão: O que todos os participantes do desafio estarão sentindo nesse dia! HAHAHA Bom, aproveite esse sentimento e crie uma situação de exaustão para seus personagens!

PREENCHA O FORMULÁRIO:

(Você pode preencher até o dia 9 de junho, então mesmo se só ficar sabendo do projeto depois que o mês de junho já tiver começado, ainda dá tempo de participar! É só não deixar de escrever nenhum dia daí em diante, pois o mínimo de participações que vocês precisa ter pra concorrer ao sorteio no final do mês são 21!)


Um grande beijo pra vocês e a gente se encontra em junho, ok??

Me acompanhem também nas redes sociais:

4 comments:

  1. Eu fiquei curiosa para fazer esse projeto. Vou com certeza amar pacas esse projeto :D Bjs

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chany! Como você tá?
    Estou loucaaaa para participar do PH Poem A Day de junho <333 Muito animada. Mesmo. Foi a primeira edição que me incentivou a escrever poesias, e eu escrevi tantas, tantas, mas tantas que ao fim do mês, estava com cerca de 80 poesias prontas. Eu até cheguei a montar um livro, você não está entendo! Porém, contudo, todavia, com o passar dos meses, percebi que eu poderia escrever poesias ainda melhores e acabei deixando essa coisa de escrever de lado, em busca de amadurecer minha escrita de alguma forma. Não sei se funcionou, já que se amadurece escrevendo, e escrever é o que eu não tenho feito, maaaas eu quero muito voltar e perceber que estou ainda melhor do que no ano passado! Não participei da segunda edição por motivos de: muitas datas comemorativas. Escrever nas férias é um problema devido a passeios e etc., às vezes eu vou para um lugar onde não pega internet, então fica meio ruim. Seria melhor, assim, na minha humildezinha opinião, se o próximo Poem não fosse em mês de férias; eu gosto pra caramba de participar. Enfim, espero que tudo dê certo ~e vai dar, amém~.
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
  3. Encontrei teu "blog" por desejo do destino e gostei do projeto. Que bom que o vi em tempo de me envolver, em vez de tê-lo conhecido no meio ou concluso. Quis sugerir um tópico, porém, o índice se vê pronto e bem feito, pelo que te felicito. De todo jeito, deixo o conceito que pensei propor, com o intuito de servir em um jogo futuro: produzir o texto sem um escolhido símbolo de construtor de termos. Por exemplo, comentei este "post"sem servir-me do "A", pelo menos em momento prévio seu uso inexistiu :D Enfim, o que sugiro é um "lipograma", que infelizmente é desprovido de sinônimo, se estou certo. No fim, três vezes o utilizei... Pode ser outro símbolo. É possível perceber os exercidos com superior dose em nosso querido português.

    ResponderExcluir
  4. Já participei da primeira vez e vou participar de novo. Ansiosa aqui u.u (risos).
    Um beijo.
    psicot-i.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo